BARREIRAS: Por que as queimadas estão mais frequentes no Oeste da Bahia

Por: Thiago Rodriguez

Imagens da internet

As queimadas estão mais frequentes na Região Oeste da Bahia, é pelo fato que estamos passando por uma época do ano que o clima tende a ficar mais seco, Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando temperaturas elevadas, em que as médias de temperatura anuais, em geral ultrapassam os 30 °C.

Os incêndios que atingem o estado começaram há cerca de 10 dias. Segundo informações do portal G1, mais de 1,5 mil hectares já foram consumidos no período apenas no município de Barra. Outros focos foram registrados na região do Vale do São Francisco, no parque nacional da Chapada Diamantina, nas áreas do Cerrado e no município de Barreiras, mas esses já foram controlados.

Queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que, às vezes, pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros através do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo! Afaste-se imediatamente e espere o auxílio chegar.


Jornalcidade1.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem