E-commerce em São Paulo cresce em 6 meses o equivalente aos 6 últimos anos


Uma das principais empresas do país, Tatix Full Commerce, aponta crescimento de 37% de vendas no estado e destaque setor de grocery

Não é novidade que com a chegada da pandemia e a necessidade do isolamento social as vendas através do e-commerce tenham dado um salto. Segundo o estudo ‘E-commerce na pandemia’, o setor encerrou o primeiro semestre deste ano com alta de 145% nas vendas, no comparativo com o mesmo período de 2019.

E um dos estados brasileiros que impulsionam esses números é São Paulo, a capital financeira do país. Segundo estudo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), entre janeiro e junho de 2020, o e-commerce passou a representar 3,7% do total no varejo no estado, um avanço de 0,8 ponto percentual. Segundo a instituição, um avanço nesta proporção era esperado para 2026, o que indica que, impulsionado por ações e pela pandemia do novo coronavírus, o e-commerce cresceu em seis meses o que era esperado para seis anos.

A Tatix Full Commerce, uma das principais empresas do setor no país, também cresceu impulsionado pelas vendas de São Paulo. Segundo Giordano Magalhães Afonso, Vice Presidente da empresa, mais de 37% dos novos usuários são de São Paulo, principalmente da área de grocery.

"Fretes cada vez mais rápidos e baratos e infraestrutura de conectividade já vinham acelerando o desenvolvimento do e-commerce em São Paulo, mas a pandemia estimulou ainda mais esse processo, trazendo novos usuários. Muitos romperam a barreira da desconfiança digital em prol da segurança física e passaram a aproveitar a conveniência do e-commerce. A grande surpresa está no segmento de Grocery que avançou demais em 2020 e já representa 30% da nossa carteira de clientes," fala.

Esse número reflete o bom momento da empresa que cresceu mais de 200% nos últimos meses. O executivo explica que a necessidade das empresas migrarem de forma rápida para o digital, impactou positivamente os negócios da companhia, que tem mais de 7 anos de experiência, e apresentou crescimento de 207% em 2020.

"O que uma empresa pode levar anos para construir nós normalmente conseguimos fazer em 2 ou 3 meses, e entregar com qualidade. Porque não adianta pensar somente em ter uma loja online, é necessário pensar em toda cadeia para gerar uma boa experiência para o consumidor final", observa Giordano.

Sobre a Tatix

Fundada em 2013, a Tatix é uma empresa de full commerce especializada na gestão e operação completa de e-commerce B2C, B2B, B2E e D2C. Entre os serviços oferecidos estão desenvolvimento e manutenção tecnológica, soluções omnichannel, gestão de marketplace in e out, consultoria estratégica focada em e-commerce, desenvolvimento de conteúdo, gestão e operação de marketing digital, operação logística e gestão de transportes, atendimento ao cliente e televendas, gestão fiscal, jurídica e financeira. Há 7 anos, conecta marcas e consumidores, oferecendo soluções customizadas de acordo com o modelo e tamanho do negócio, contando com um time de mais de 550 colaboradores. A empresa tem escritórios administrativos no Rio de Janeiro e São Paulo, centro de distribuição em Embu das Artes e unidade de Call-Center em Taboão da Serra, atendendo clientes de todo o Brasil.



Isabel Sena isabel@hochmuller.com.br 

Nenhum comentário