Hospital Santa Clara aplica técnicas de realidade virtual para combater isolamento de pacientes com diagnóstico da Covid-19


Para combater o rebaixamento do humor e sintomas de depressão em pacientes internados com diagnóstico da Covid-19 em virtude do isolamento, o Hospital Santa Clara, que é administrado pela Fundação Fabamed, recorre a técnicas de realidade virtual, com vídeos de imersão em museus, praias e cidades, como o Louvre, Ilhas Maldivas e Nova York.

Para o psicólogo Rafael Lima, a condição de isolamento imposta pelo coronavírus é devastadora para o paciente. “O contato com a família é limitado pelas videochamadas ou ligações telefônicas, bem como a mobilidade é reduzida, tendo casos que nem veem a luz do sol. A mente precisa interagir com a realidade e por isso usamos vídeos 360º que subvertem essa condição de isolamento e simulam ambientes reais”, afirma Rafael.

Uma das pacientes foi Jaci Bonfim, 75 anos, que está internada na UTI da unidade e viveu essa experiência, sorrindo a cada instante e encantada com a natureza e os animais do vídeo.

A diretora do hospital e da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, explica que o objetivo é terapêutico. “Buscamos o bem-estar do paciente como um todo e os recursos tecnológicos permitem criar estímulos sensoriais que possibilitam às pessoas viverem experiências em um ambiente onde de fato não estão”, ressalta a diretora.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem