Diretor do HGRS publica artigo inédito sobre anticoagulante em revista americana

  

imagens da internet

Diretor médico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o cardiologista André Durães realizou uma pesquisa, inédita no mundo, que poderá trazer grandes benefícios para pacientes que fizeram cirurgia cardíaca e utilizam a prótese metálica no coração. O artigo, que avalia o uso de Rivaroxabana (anticoagulante da nova geração), foi publicado, na última quinta-feira (5), na Revista American Journal of Cardiovascular Drugs – renomada revista americana de cardiologia. 

 

De acordo com Durães, o ensaio clínico foi feito com 44 pacientes do HGRS e obteve resultados positivos, abrindo a possibilidade do uso da Rivaroxabana em pessoas com prótese metálica mitral ou aórtica. “O anticoagulante tradicional é a Varfarina, que inibe a vitamina K dentro do organismo e, assim, bloqueia os fatores de coagulação. Até os dias atuais, a Varfarina já salvou milhões de vida ao redor do mundo. No entanto, sua ação sofre interação com vários medicamentos e alimentos, dificultando o uso no dia a dia”, explica.   

 

Segundo ele, os novos anticoagulantes orais têm uma ação mais estável e previsível, não exigem monitorização da coagulação com seu uso, interagem com poucos medicamentos e, raramente, com alimentos, permitindo que os pacientes tenham uma melhora expressiva na qualidade de vida. Eles foram validados e são autorizados para uso em vários cenários ou doenças como tromboses, derrames cerebrais e profilaxia de cirurgias.  

 

“Esta pesquisa tem um impacto mundial que surgiu a partir de uma pequena ideia e cresceu sem qualquer fonte direta de financiamento ou apoio da indústria. Enfrentou grandes desafios, mas hoje temos o resultado de um projeto que tem um grande valor simbólico para mim”, conta o diretor médico, que acrescenta: “também existe, atualmente, uma grande discussão sobre a utilização destes anticoagulantes em portadores da Covid-19”. 

 

O estudo foi realizado no Hospital Geral Roberto Santos e contou, ainda, com a participação do diretor-geral da unidade, o anestesiologista José Admirço Lima Filho. A publicação pode ser acessada por meio do link http://bit.ly/ArtigoRivaroxHGRS. 


Louise Cibelle
Assessora de Comunicação 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem