Novembro Roxo: HGRS realiza programação em atenção à prematuridade

Imagens da internet

 

Em atenção ao mês de sensibilização para a prematuridade – Novembro Roxo, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realiza, a partir desta terça-feira (3), atividades voltadas para sensibilização e capacitação dos profissionais do serviço de neonatologia da unidade. “Cuidar faz todo sentido” é o tema da edição deste ano da campanha. 

 

Ao longo do mês, a atividade trará abordagens sobre o sistema sensorial e, a cada semana, um dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato – será trabalhado, por meio de capacitações. Em paralelo, haverá dinâmicas com os profissionais, a fim de proporcionar experiências sensoriais relacionadas aos subtemas. Estão, ainda, na programação apresentações sobre as estratégias de neuroproteção do prematuro, momentos de bem-estar do cuidador e reuniões virtuais com especialistas. 

 

Novembro Roxo 

 

Com o objetivo de promover a conscientização, o dia 17 de Novembro foi escolhido, em 2009, pela European Foudation for the Care of Newborn Infants (Fundação Europeia para os Cuidados do Recém-Nascidos, em livre tradução para o português) como Dia Mundial da Prematuridade e, desde então, a cor roxa é utilizada para representar a causa. Em todos os anos, a temática é discutida com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre os riscos da prematuridade e a necessidade de cuidado especializado para essa população e sua família. 

 

Confira, abaixo, o cronograma da campanha Novembro Roxo no HGRS. 

 

3 a 6/11 – Sentido da audição:  


“Cantinho da música”, com apresentações musicais na ala neonatal (3º andar do HGRS) – área próxima ao elevador.  

•          3/11 – 14h – Lucas Oliveira (violino) 

•          4/11 – 14h – Quézia Menezes (piano) 

•          5/11 – 18h30 – Nino Bezerra (contrabaixo acústico) 

•          6/11 – 14h – Cássio Polti (violão) 

 

Todos os músicos foram convidados a participar de forma voluntária, sem recebimento de cachê. 

 

9 a 13/11 – Sentido da visão: 


Apresentação de imagens sobre cuidado voltado para o desenvolvimento do prematuro, mensagens positivas e de encorajamento para a equipe. O projetor será instalado na ala neonatal (3º andar do HGRS), próximo à sala da coordenação de enfermagem. 


16 a 20/11 – Sentido do tato: 

“Cantinho do toque”, em parceria com o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS), na ala neonatal (3º andar) – no final do corredor. A ação será realizada nos dias 16 e 19/11, das 14h30 às 15h30, com participação da fisioterapeuta Cristiane Jordan e da enfermeira reikiana Ana Cláudia. 


23 a 27/11 – Sentido do olfato e paladar:  


Serão distribuídos bombons decorados com a cor roxa e mensagens positivas. 

 

Além dessas ações, profissionais treinados previamente estarão à disposição do projeto durante a realização das rotinas e cuidados do recém-nascido, sugerindo maneiras mais eficientes que gerem menos estímulos negativos e potencializem o desenvolvimento.  

 

Serão realizados, também, dois encontros online, pela plataforma Zoom: 

 

5/11 – 19h30 - 1º Encontro virtual: Sistema visual e auditivo do prematuro: minimizando riscos para melhoria da qualidade assistencial. 

 

Palestrantes: Mariana Macedo (médica oftalmologista do HGRS) e Verônica Bené (fonoaudióloga e especialista em fonoaudiologia neonatal). 

 

18/11 – 19h30 - 2º Encontro virtual: presença dos pais nas unidades neonatais e os cinco sentidos do prematuro. 

 

Palestrantes: Monalisa Barros (psicóloga com atuação em método clínico centrado na pessoa e humanização do nascimento e parto) e Louise Perna (nutricionista do HGRS). 

 

Links de acesso: http://bit.ly/NovembroRoxoHGRS2020 (1º Encontro - dia 5 de novembro) e http://bit.ly/NovembroRoxoHGRS2020_2 (2º Encontro - dia 18 de novembro) 

 

As atividades seguem todas as recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde. 



Louise Cibelle
Assessora de Comunicação 
Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)
(71) 3103-8858 
...

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem