Personalidades aderem a campanha que visa cobertura pelos planos de saúde da cirurgia para pacientes com diabetes


Foto: Divulgação

Chegando neste sábado (21) na reta final do prazo para contribuições da Consulta Pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - que avalia propostas de atualização do rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde - a campanha Vida Nova Metabólica desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) tem recebido apoio de importantes personalidades da sociedade civil, entre eles o ator Thiago Lacerda, Dr. Drauzio Varella, os senadores Romário (Podemos/RJ), Nelsinho Trad (PSD/MS), Jorge Kajuru (Cidadania/GO); assim como deputados como Carmen Zanotto (Cidadania/SC) e o deputado Igor Tipo (Podemos/MG).

O pleito da campanha é a incorporação da cirurgia metabólica, indicada para pacientes que não obtém resultados e controle com o tratamento clínico para o Diabetes, na cobertura dos planos de saúde. O parecer preliminar de técnicos contratados foi contrário ao pedido e a consulta pública visa ouvir a população sobre a incorporação. O prazo para envio de contribuições termina neste sábado (21).

O apoio de Thiago Lacerda aconteceu através das redes sociais. Em um vídeo, ele comenta sobre as principais complicações e como contribuir para a consulta pública.

"Essas pessoas acabam expostas ao risco de perder a visão, de ir para a hemodiálise ou até mesmo amputar uma perna. Esse apelo é para que eles tenham direito de usar seus planos de saúde para realizar um procedimento confiável e seguro que é a cirurgia metabólica", diz o ator.

O Dr. Drauzio Varella compartilhou a sua opinião sobre os impactos do diabetes tipo 2 e também apresentou dados importantes sobre a cirurgia metabólica como alternativa de tratamento para aqueles pacientes que não respondem ao tratamento clínico e mudança de hábitos.

"As pesquisas demonstram que as cirurgias de redução de estômago têm efeitos importantes sobre o controle do diabetes e problemas como o colesterol e a pressão alta. Além do impacto na glicemia, a cirurgia reduz também a mortalidade por problemas do coração", afirma o médico em vídeo nas suas redes sociais.

A cirurgia metabólica como tratamento de pacientes com diabetes também foi pauta do programa de entrevistas que o Dr. Drauzio Varella mantém no YouTube. Ele conversou com o cirurgião, pesquisador e ex-presidente da SBCBM, Dr. Ricardo Cohen, sobre os impactos da doença e como a cirurgia age no organismo dos pacientes.

Em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, o senador Romário usou suas redes sociais para alertar sobre a doença, a disponibilidade de testes glicêmicos na rede pública e chamou atenção sobre a consulta pública da ANS.

"O Conselho Federal de Medicina aprovou a realização da cirurgia bariátrica/metabólica para tratar o diabetes em pessoas que não conseguem controlar sua doença com remédios orais e/ou injetáveis. Esse é um procedimento bastante estudado há anos, que se revelou seguro, eficaz e capaz de reduzir o risco de complicações e morte secundárias ao diabetes e à obesidade", escreveu o senador. "A ANS está fazendo uma consulta pública para ouvir a opinião da população e definir se o procedimento deve ou não ser coberto pelos planos de saúde", comenta Romário.

Além de Romário, a cirurgia metabólica também recebeu apoio do deputado federal Antônio Britto, que realizou uma audiência pública ano passado na Câmara dos Deputados sobre o tema. Parlamentares também fizeram referência à campanha nas redes sociais como a deputada federal Carmen Zanotto, o deputado Igor Timo, assim como senadores Nelsinho Trad e Jorge Kajuru.

"Eu abracei a causa para inclusão das cirurgias metabólicas em planos de saúde. Nosso objetivo é permitir que pacientes com diabetes tipo 2, que não encontram esperança no tratamento apenas com medicamentos, possam fazer a cirurgia e ter de volta sua saúde e alegria de viver", declarou Timo.

"Estimular a opinião pública e os planos de saúde a entender e aceitar que essa cirurgia é fundamental para uma doença silenciosa. [O diabetes] é a terceira doença que mais mata no mundo, porém as duas primeiras, AVC e a hipertensão, são ocorridas em função do diabetes", comenta Kajuru.

10 CENTAVOS - Segundo a SBCBM, a cirurgia metabólica custará R$ 0,10 por mês por usuário aos planos de saúde. Os dados fizeram parte de um Estudo de Impacto Orçamentário feito pela SBCBM para que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incorpore esse tratamento no rol de procedimentos obrigatórios dos de planos de saúde. Técnicos da agência refizeram os cálculos e encontraram 18 centavos por usuário, apesar de se basearem em estudos oriundos dos próprios planos de saúde que tem se posicionado contrários à incorporação. A decisão final depende agora de uma consulta pública que a ANS está fazendo até o dia 21 de novembro.

"O preço pago para se aumentar um ano de vida com qualidade máxima foi calculado em R$ 23 mil reais. Esse preço, que é inferior a um PIB per capita, é considerado extremamente custo-efetivo pelos analistas em economia da saúde", afirma o presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas.

Agora, a entidade abriu uma consulta pública para ouvir a sociedade civil sobre a cirurgia metabólica e decidir se incorpora ou não o procedimento ao seu rol.

Para contribuir é preciso acessar o site da ANS (https://bit.ly/SBCBMConsultaPublica) procurar pela Recomendação preliminar "153 - Gastroplastia", clicar em "Discordo da Recomendação Preliminar", e dizer os motivos para que exista a cobertura da cirurgia metabólica para pacientes com Diabetes.

CIRURGIA PARA O DIABETES - A cirurgia para o diabetes ou metabólica é indicada para pacientes com diabetes tipo 2 , diagnosticado há menos de 10 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m², entre 30 e 70 anos de idade e que não conseguem controlar a glicemia com o tratamento clínico medicamentoso.

O procedimento é realizado por videolaparoscopia, através de pequenos furos na parede abdominal. Essa alteração promove a passagem mais rápida do alimento do estômago para o intestino e traz mudanças metabólicas como a aceleração da produção de hormônios, que atuam no pâncreas melhorando a produção de insulina, o que normaliza os níveis de glicose no sangue.

Os estudos têm demonstrado benefícios a médio e longo prazo para a qualidade de vida destes pacientes como, por exemplo, que 45% dos pacientes entram em remissão do diabetes (deixam de tomar medicamentos e insulina) já no primeiro ano de cirurgia.

Além disso, a cirurgia metabólica é uma ferramenta eficaz para prevenir complicações graves do diabetes como a insuficiência renal, a retinopatia diabética, acidentes cardiovasculares e os problemas de úlcera e gangrena dos membros inferiores que levam muitos pacientes a ter de amputar parte da perna.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem