Representante do Povo Pankararé é eleita vice-presidente do Conselho dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia

Imagens da internet



O Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia (Copiba) elegeu nesta segunda-feira (09) a conselheira Elaine Patrícia de Souza Oliveira, do povo Pankararé, para a vice-presidência do conselho. Os novos conselheiros foram empossados em julho.

A presidência atual é do poder público, representando pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, por isso a vice-presidência caberá à representante dos povos indígenas.

Elaine Patrícia atua no movimento indígena há 17 anos, além de estar presente nos movimentos de saúde e educação indígenas. Pesquisadora, a conselheira é formada em pedagogia e foi da primeira turma da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A conselheira também possui pós-graduação em Gestão Educacional e História e Cultura Afro.

"Eu posso contribuir com o Copiba e vou fazer o possível para corresponder as expectativas. Acredito que o trânsito em todos os povos será um facilitador. Essa indicação me deixa muito feliz e quero contribuir muito com o meu povo e com todos os povos da Bahia", afirmou a nova vice-presidente.

Presidente do conselho, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, elogiou a escolha da conselheira. "Fico muito feliz de ver uma mulher indígena como companheira na direção deste conselho. Tenho certeza que Patrícia contribuirá muito para as nossas lutas e desafios nos próximos anos", afirmou.

Além da eleição, os conselheiros elegeram os representantes de cada comissão do Copiba. São cinco as comissões e seus membros:

- Ética e Controle Interno (SJDHDS, SIHS, Povo Atikun, Povo Xukuru-Kariri e Payayá);
- Ações Mediadoras (SSP, SJDHDS, Pataxó, Tupinambá e Tumbalalá);
- Ações Integradas (Sedur, Sepromi, SDR, Povo Kiriri e Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe);
- Ações Reparativas (Secult, Sesab, Povo Tuxá, Povo Pankaru e Povo Kaimbé);
- Ações Afirmativas (Setre, SEC, SECTI, Povo Pankararé, Povo Truká e Kantaruré).

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Educação (SEC), Cezar Lisboa; o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro; a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; O Coordenador do Bahia Produtiva CAR/SDR Fernando Cabral; e o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê.

Os conselheiros também acompanharam apresentações dos técnicos e conselheiros que representam as secretarias estaduais de Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Desenvolvimento Rural (SDR). Eles apresentaram um panorama de atuação nas regiões onde estão os povos indígenas na Bahia.


Assessoria de Comunicação

Tel.: (71) 3115-9882 / 3115-3849

www.justicasocial.ba.gov.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem