Secretaria de Meio Ambiente de São Desidério realiza a 1ª etapa da Capacitação de Educação Ambiental para Condutores de Turismo

 



 

Foi realizada na noite de 26 de novembro a primeira etapa da capacitação sobre Educação Ambiental destinada aos Condutores de Turismo do município de São Desidério. O evento aconteceu no Centro Cultural e foi promovida pela Prefeitura e ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR).

O curso objetiva capacitar condutores de turismo, estabelecendo condições e possibilidades de aperfeiçoamento na prática de seu cotidiano, dando ênfase a temas relevantes ao município e formação para a educação ambiental. O primeiro encontro contou com a participação de 25 condutores e o módulo de estudos partiu da temática ‘Conceitos e Práticas de Educação Ambiental’.

“É uma formação muito importante para que todos os guias possam trabalhar na mesma linha de raciocínio e tenham as mesmas informações precisas sobre os atrativos turísticos, a cultura e história do município e para alcançar a excelência precisamos de conhecimento e esse curso era um anseio dos condutores”, destacou o condutor de turismo Gleivison Costa.

Neste primeiro módulo que tratou especificamente de Legislação Ambiental, os participantes tiveram abordagens voltadas ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNCN) que contemplaram o debate à área de Proteção Ambiental (APA) de São Desidério e o Parque Municipal de Proteção Integral Lagoa Azul.

“O nosso principal objetivo nessa aula foi passar para os guias turísticos informações que serão úteis durante a execução de seu trabalho, apresentar-lhes o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza para que eles entendam o que são Unidades de Conservação e principalmente o que é e o que não é permitido dentro delas”, explicou o técnico em licenciamento da SEMATUR, Alexandre Rocha.

A formação segue até o quarto módulo e as próximas etapas irão abordar a educação ambiental no contexto das práticas de turismo, estudos sobre legislações ambientais vigentes, conceitos e práticas de educação ambiental e estudos sobre a Geografia e a História local.

Ascom SD

Fotos: Arquivo SEMATUR


Atenciosamente:
 
PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO-BA
   ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
                    (ASCOM SD)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem