Pais de alunos realizam movimento em prol da volta às aulas em Barreiras


Foto: André Melo Andrade
Há quase um ano com os filhos fora das escolas e sem definição para a reabertura das unidades de educação, pais de estudantes da rede privada de Barreiras se organizaram em prol do retorno das aulas presenciais na cidade. A expectativa era que o ano letivo de 2021 fosse iniciado no último dia 18 de janeiro, com planos de segurança homologados pela Vigilância Sanitária, mas, por força dos decretos municipal e estadual, ele foi adiado mais uma vez.

Inconformados com a decisão, os pais farão, nesta segunda-feira (1), uma carreata solicitando ao Poder Público a reavaliação da decisão que está prejudicando milhares de estudantes. A concentração será na Câmara de Vereadores de Barreiras, de onde sairão às 17h rumo à Prefeitura. No trajeto farão uma parada em frente à sede do Ministério Público.
O movimento é pacífico e tem o objetivo de chamar atenção das autoridades competentes sobre a importância de retomar às atividades dentro das salas de aula, a fim de manter a qualidade e a eficácia do ensino, bem como a sobrevivência dos empregos gerados pelas escolas. Com a suspensão das aulas presenciais, muitas unidades precisaram reduzir o quadro de funcionários, demitindo alguns colaboradores. Outras anunciaram o encerramento definitivo das atividades, por causa do elevado índice de evasão escolar. Em todo Estado, a redução no número de matrículas em escolas da rede particular é de cerca de 70%.
“Nos mobilizamos virtualmente e organizamos esse movimento porque somos favoráveis ao retorno das aulas presenciais. Ninguém mais do que os pais querem proteger seus filhos, mas entendemos que com a adoção de alguns protocolos a escola é, sim, um ambiente seguro. Até porque muitos alegam preocupação com a saúde física, mas esquece dos prejuízos psicológicos causados pelo afastamento do ambiente e da socialização escolar. Não somos contrários às aulas virtuais. Essas serão mantidas, mas defendemos o direito de quem quer e precisa retomar às aulas presencialmente”, argumentou Thiago Quinteiro, um dos mentores do movimento.
Segundo ele, o próprio movimento adota medidas de segurança. “Estarão cada um em seu carro, usando máscara. Nós não estamos negligenciando o momento, mas tomando todos os cuidados e, dentro do possível, tentando voltar à normalidade”, pontua.

Por Catiane Magalhães

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem