Moraes abre novo inquérito para investigar organização criminosa de fake news


Moraes abre novo inquérito para investigar organização criminosa de fake news
Foto: Nelson Jr./SCO/STF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o inquérito aberto para investigar atos antidemocráticos ocorridos no primeiro semestre de 2020 e abriu uma nova investigação, a qual irá verificar a existência de uma organização criminosa digital que atenta contra a democracia.

 

O novo inquérito analisará "a presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhante àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito".

 

O novo inquérito terá prazo inicial de 90 dias e será conduzido pela equipe da delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, da Polícia Federal, por ter conexão com o inquérito arquivado.

 

O pedido de encerramento das investigações e envio de parte do caso à primeira instância foi apresentado pelo Ministério Público em 4 de junho. O parecer do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, levou cinco meses para ser produzido.

 

O texto afirmou que as investigações da Polícia Federal não conseguiram apontar a participação dos deputados e senadores nos supostos crimes investigados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem