Agropecuária e serviços baianos têm alta em 3° trimestre; indústria registra baixa


Agropecuária e serviços baianos têm alta em 3° trimestre; indústria registra baixa
Soja / Foto: Divulgação / Aiba

Enquanto o setor agropecuário baiano cresceu 7,1% e o de serviços, 9,2% no segundo semestre deste ano, o industrial caiu 2,1%. Os dados são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e foram divulgados nesta quinta-feira (2).

 

A pesquisa também apontou aumento de 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado no segundo trimestre de 2021, isso ante ao mesmo período do ano anterior. No caso da série com ajuste sazonal – 2º trimestre de 2021 em comparação com o 1º trimestre de 2021 – o resultado foi praticamente estável, -0,3%. No acumulado deste ano, a economia baiana cresceu 3,2%.

 

Em relação ao setor agropecuário, o crescimento foi puxado pela produção de soja e cana de açúcar, “determinadas pela confiança dos produtores e as condições climáticas favoráveis em todo o estado”, aponta a SEI.

 

No caso do setor industrial, as baixas negativas vieram da indústria de transformação, -9,1%. Neste setor, algumas áreas chegaram a registrar altas, caso da construção civil,+8,1%; eletricidade e água, +6,2%; e indústrias extrativas, +0,7%.

 

SERVIÇOS

Os 9,2% de crescimento do setor de serviços se deve à alta do comércio, 30,5% e transportes, 18,3%. Na área, a administração pública teve aumento de 2,6% e as atividades imobiliárias, alta de 2,2%.

 

A SEI também informou que os dados do terceiro trimestre deste ano tiveram baixa de 0,3% em comparação ao primeiro trimestre.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem