STF deve ter a humildade de reconhecer ilegalidade de inquéritos abertos de ofício, diz Alexandre Garcia


No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (8), o jornalista Alexandre Garcia avaliou as manifestações de 7 de Setembro a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o embate entre Bolsonaro e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que foi ainda mais evidenciado durante os atos. O jornalista afirmou que é necessária humildade por parte do STF.

“O presidente foi excessivo ao usar o termo ‘canalha’, mas quis ser porta-voz dos milhões que saíram às ruas. Aliás, as palavras postadas pelo ministro Moraes, que diz que a nossa independência garantiu a nossa liberdade, é verdade. ‘E somente se fortalece com absoluto respeito à democracia’ [escreveu Moraes]. Imaginem se substituísse ‘democracia’, que é um termo genérico, especificamente por “Constituição Federal”. Olha a mudança que seria, que maravilha”, disse o jornalista.

“Na manifestação do presidente, não é que ele tenha anunciado que não vai obedecer as ordens de Alexandre de Moraes, certamente aquelas que advêm do inquérito que não tem nada de devido processo legal, então está fora das quatro linhas da Constituição. Mas isso é obrigação dele, está na Constituição. Ele, para tomar posse, tinha que dizer o seguinte: ‘Assumo o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição’. Então, ele tem a obrigação de defendê-la, e o que ele fez ontem perante aos milhões que saíram às ruas foi refazer o juramento. Como ele vai cumprir isso? Fazer cumprir a Constituição não obedecendo uma ordem que não tem a origem ilegal.”

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem