Bahia Farm Show 2018 aposta em energia renovável e economia de água e insumos



A edição de 2018 da Bahia Farm Show, que começou na última terça-feira (5) e segue até sábado (9), em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, aposta na sustenbilidade da produção, ou seja, produzir gastando menos recursos naturais.
As placas de energia solar ocupam boa parte dos stands de venda no evento. E segundo a empresária Isabela Dantas, a energia solar pode ser usada para grandes operações.
“Muita gente acha que energia solar é só para acender uma lâmpada, carregar um celular, mas a gente consegue movimentar grandes bombeamentos, movimentar grandes equipamentos. Além da sustentabilidade para a família, a gente pensa de uma forma global: é a sustentabilidade, é a energia 100% renovável e energia 100% sustentável”, fala.
A energia solar pode ser usada inclusive para economizar no mesmo sistema de pivô de irrigação que é usado normalmente. Com isso, a estimativa é uma economia de cerca de 70% na energia.A água é um recurso que também vem ganhando atenção dos produtores. Entre as máquinas de irrigação expostas na feira, uma se destaca por ter sensores que detectam e irrigam apenas plantas vivas. O sistema é chamado de leitor de clorofila: só enxerga a parte verde da planta, mesmo à noite.

“Ela só vai aplicar onde há necessidade. Pode chegar a mais de 70% de economia em insumos”, afirma o representante comercial Davi Carrossi.De acordo com os organizadores, dos 250 expositores da Bahia Farm Show 2018, a maioria traz algum projeto ou detalhe de eficiência econômica ou energética. Segundo Luiz Pradella, organizador da feira, o uso de energia renovável já é uma realidade na irrigação e no bombeamento de água para bovinocultura.Já temos propriedades aqui no oeste da Bahia, que fazem bombeamento de poço artesiano com energia solar, evitando aí a queima de óleo diesel. É uma forma de estarmos sendo mais eficientes do ponto de vista de sustentabilidade”, afirma.
Máquina de irrigação possui sensores que detectam e regam apenas plantas vivas (Foto: Reprodução/TV Bahia)Máquina de irrigação possui sensores que detectam e regam apenas plantas vivas (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem