'Vou de Bolsonaro', diz dono da Centauro



Dono da rede de artigos esportivos Centauro, uma das maiores varejistas do País, o empresário Sebastião Bomfim Filho, 65 anos, revelou quem vai apoiar nas eleições de outubro deste ano. "Em outubro, vou de Bolsonaro. Está decidido", afirma em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. 
Para publicação, ele disse que enxerga no deputado do PSL a chance de romper com "o modelo que está aí", que é refém do presidencialismo de coalizão e de um Estado que alimenta privilégios. "Sem dúvida nenhuma vou sofrer discriminação. Levarei pedrada, mas paciência", diz, resoluto. 
Nada contra o ex-governador de São Paulo, que "foi um bom gestor", diz. Mas Geraldo Alckmin deixou-se seduzir pela velha política ao firmar acordo com o centrão (bloco formado por DEM, PP, PRB, PR e SD). E uma das coisas que Bomfim mais desgosta nessa vida é o tal do centrão. "O que eu não quero é o presidencialismo de coalizão. Quero menos ainda um petismo. E menos ainda uma ditadura."
Por fidelidade à lista de vetos, quase abandonou Bolsonaro. Tomou um susto com o anúncio do General Hamilton Mourão (PRTB) como candidato a vice na chapa de Jair. "Veio aquele barulho de coturno, de caserna. Virou uma chapa militar. Vivenciei a ditadura. Não dá. Claro que eu desisti", diz.
Segundo ele, diante do alto índice de vice-presidentes que acabam assumindo o comando do País, o movimento não podia ser ignorado. "Seria uma sinalização muito ruim para a geração de minhas filhas (se Mourão assumisse), de que precisou vir de novo um general para dar conta. Não gosto dessa perspectiva histórica", afirma.
O desencanto, porém, durou pouco. Bomfim conheceu o ex-capitão e gostou do que ouviu. "Tive uma reunião face to face com Bolsonaro e vi um cara com posições fantásticas", diz o empresário, que perdeu o medo diante de um candidato risonho e que pediu "apenas ideias" como contribuição de campanha. "Estava com receio de voltarmos a perder a democracia. Mas tive muita segurança de que isso não vai acontecer", afirma.
Bomfim admite que Bolsonaro não tem preparo adequado para o cargo, mas isso não o incomoda. "Vi muita sinceridade de um cara que quer quebrar esse presidencialismo de coalizão", diz. "Já colocamos nas últimas quatro eleições dois presidentes que nunca administraram nada", afirma, referindo-se aos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff.
Bolsonaro ainda tem "fé tênue" no liberalismo econômico, diz Bomfim, mas sua "confiança cega" no economista Paulo Guedes, sócio da Bozano Investimentos e coordenador do programa econômico do deputado, acalma o espírito empresarial do dono da Centauro, cuja rede deve faturar cerca de R$ 2,7 bilhões neste ano. "Bolsonaro tem a sinceridade e a humildade de reconhecer suas deficiências e isso conta muito."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem