PSOL Repudia Violência policial e racismo contra Victor Sena

Na manhã do domingo de Páscoa, 21 de abril de 2019, por volta de 10 horas da manhã, o Secretário Geral do Diretório Municipal do PSOL Barreiras, Victor Sena, foi vitima de violência policial enquanto passava de bicicleta no Cais da cidade.
Os soldados da PM Wellington Nascimento e Valério dos Santos, ao verem um jovem negro e sujo de terra, por ter estado em um jogo de futebol, o mandaram parar e se posicionar para abordagem policial. Com as mãos na cabeça e com as pernas abertas, Victor Sena foi covardemente agredido pelas costas pelo PM Wellington Nascimento, através de chute, torções no braço direito e socos no lado direito do corpo. Enquanto tentava argumentar e chamar atenção do outro soldado, era apenas repelido pelo SD PM Valério dos Santos, que gritava “cala a boca, que você só está se complicando!”.
O nosso companheiro foi abordado por dois policiais que sequer pediram a sua identidade, que não encontraram nada ilícito, mas que desde o início da abordagem demonstraram truculência e abusaram das agressões verbais. O jovem de 25 anos passou cerca de 30 minutos submetido a ficar sentado no chão, aguardando uma viatura que coubesse a bicicleta, o que fez juntar três viaturas e oito policiais ao seu redor enquanto dezenas de transeuntes testemunhavam o ocorrido.
Encaminhado à delegacia, ficou por cerca de cinco horas, tendo sido ridicularizado pelo Delegado de plantão, que reconhecendo sua condição de vítima disse ter como dever transformá-lo em acusado por conta da existência de uma diligência da Polícia Militar. Enquadrando o militante do PSOL no crime de “desobediência”, conforme Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Nós, do Partido Socialismo e Liberdade, sabemos que a conduta dos dois PMs e do Delegado não são fatos isolados, muito pelo contrário, esta tem sido, historicamente, a conduta da Polícia Militar e Civil frente a sujeitos considerados com perfil de criminosos – pobres e negros: é o racismo institucional. O ocorrido com nosso companheiro Victor Sena não foi algo pontual, mas é um relato muito comum de jovens – mulheres e homens em Barreiras, que não deve ser tolerado.
Manifestamos a nossa solidariedade ao companheiro vítima da violência por parte de um segmento de segurança pública, bem como compartilhamos da indignação pela situação vexatória ao qual foi submetido. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-Barreiras) não irá se limitar a lamentar mais um caso de violência policial em Barreiras e ao trazer o fato à tona, exigiremos medidas que façam o Estado garantir a dignidade da pessoa humana em nosso município.

Barreiras, 22 de abril de 2019.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem