Postagens mais visitadas


Estado incentiva desenvolvimento do oeste baiano durante a Bahia Farm Show





Do agronegócio Ć  agricultura familiar. A Bahia Farm Show chega Ć  15ĀŖ edição em Luis Eduardo MagalhĆ£es, no oeste da Bahia, com expectativa de atrair 70 mil pessoas. O Governo do Estado apoia o evento com diversas aƧƵes, a exemplo da atração de negócios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento EconĆ“mico (SDE), e do lanƧamento de linhas de crĆ©dito, com a AgĆŖncia de Fomento da Bahia (Desenbahia). JĆ” a Secretaria da Agricultura, PecuĆ”ria, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) atua como articuladora entre os produtores e os órgĆ£os do governo estadual. 

A feira, que comeƧou na terƧa-feira (28) e segue atĆ© sĆ”bado (1Āŗ), reforƧa a visibilidade do oeste da Bahia, que jĆ” atrai os olhos do paĆ­s inteiro e tambĆ©m de fora do Brasil. Sasha Thompson, por exemplo, Ć© produtora de leite originĆ”ria da Nova ZelĆ¢ndia e estĆ” hĆ” 10 anos na regiĆ£o. “Nós observamos o mundo em busca de oportunidades. Estamos sempre vindo Ć  Bahia Farm Show para ver a disponibilidade de tecnologia”, afirmou a produtora. A expectativa Ć© atrair 70 mil pessoas nos cinco dias de evento.

SDE

Segundo o coordenador de Atração de Investimentos da SDE, Humberto Bonfim, Ć© a primeira vez que a secretaria monta um estande na Bahia Farm Show. “Estamos oferecendo consultoria gratuita e temos o objetivo de atrair novos investimentos para o agronegócio, gerando mais empregos e renda. Nós prestamos informaƧƵes relacionadas aos programas de incentivos fiscais, de infraestrutura, para que as empresas se instalem na regiĆ£o", explicou. 

EmpresĆ”rio do ramo de reciclĆ”veis, MĆ”rcio Pes aprovou o atendimento da SDE. “Eu vim Ć  procura de informação. Nós temos uma indĆŗstria de reciclagem hĆ” sete anos, geramos 50 empregos diretos e estamos querendo expandir o negócio. Fomos muito bem recebidos. Viemos saber como a SDE pode nos ajudar, desde o incentivo, na relação com a Coelba e com a Embasa, e no apoio com o financiamento para ampliação”. 

O SAC Empresarial tambĆ©m estĆ” presente no estande da SDE para divulgar o órgĆ£o, em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e com o Sebrae. “Nós temos um serviƧo de formalização e atendimento ao microempreendedor individual e de orientação sobre a abertura de empresas. Temos tambĆ©m atendimento especĆ­fico para o microempreendedor individual [MEI]. Neste evento, temos o intuito de divulgar os nossos atendimentos e serviƧos”, disse a coordenadora do SAC Empresarial, Ana Luiza Mascarenhas. 

Desenbahia

A Desenbahia lanƧa na Bahia Farm Show uma linha de crĆ©dito especĆ­fica para realização de novos investimentos no setor do agronegócio. Com recursos próprios e taxas competitivas, a Desenbahia busca financiar a aquisição de mĆ”quinas e equipamentos ligados Ć  atividade agropecuĆ”ria. A agĆŖncia de fomento participou de todas as ediƧƵes do evento, sendo lĆ­der por vĆ”rios anos em intenƧƵes de negócio. 

Gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, JoĆ£o Pedro Cardoso destacou que a agĆŖncia tem quebrado recordes de captação de investimentos a cada ano. “Este ano, temos linhas para mĆ”quinas, conversĆ£o de solo, energia renovĆ”veis, pecuĆ”ria, irrigação e as mais diversas Ć”reas. Pretendemos fechar, hoje, no mĆ­nimo R$ 20 milhƵes, e este Ć© apenas o inĆ­cio da feira. O nosso maior lucro Ć© o crescimento do produtor”, ressaltou. 

Segundo JoĆ£o Pedro, basta o produtor apresentar a documentação e o orƧamento da mĆ”quina para protocolar a intenção de financiamento. “Estaremos atendendo atĆ© o Ćŗltimo minuto da feira. A cada dia que passa, as propostas aumentam. O agronegócio estĆ” cada vez mais pujante. Os clientes fidelizados estĆ£o voltando e temos clientes novos a cada dia”, finalizou. 

Agricultura familiar

A agricultura familiar baiana tambĆ©m tem espaƧo na Bahia Farm Show. Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada Ć  Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), representantes da agricultura familiar e da economia solidĆ”ria de mais de 20 municĆ­pios expƵem produtos no evento. 

Um deles Ć© o agricultor familiar Tilson Prates, de Itabuna. “Expor nossos produtos Ć© muito importante para nós, porque esta Ć© uma regiĆ£o muito próspera. Ɖ um novo nicho de mercado, para onde vem gente do paĆ­s inteiro. Nosso estande jĆ” foi visitado por gente de todo o Brasil”.


Fotos: Paula Fróes/GOVBA




Nenhum comentƔrio