Prefeitura de Barreiras divulga calendário de matrícula 2020 para novos estudantes


Com o início do ano letivo 2020 previsto para 06 de fevereiro, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras está executando seu calendário de matrículas. Encontra-se em curso o período de transferências internas para estudantes já matriculados na Rede Municipal de Ensino e no dia 21 de janeiro inicia-se o atendimento aos novos estudantes, ou seja, oriundos de outras redes de ensino ou que completaram a idade para primeira matrícula.
A secretária de educação, Cátia Alencar, explica que o processo de matrícula nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino acontece em três fases. “A primeira fase iniciamos em novembro, abrangendo os estudantes que fazem a opção por renovarem ou não a matrícula na escola onde estão estudando. A segunda fase é ainda interna, quando os estudantes, principalmente os que encerram a pré-escola ou o 5º ano e necessitam mudar de escola. Nesta fase denominada “transferência interna”, atende-se ainda os estudantes cujas famílias tenham mudado de endereço, e ocorre do dia 06 a 15 de janeiro de 2020. Na terceira e última fase, denominada matrícula nova, com início em 21 de janeiro, é quando a Rede recebe novos estudantes. Esta fase é permanente, ou seja, inicia-se nesta data e permanecemos recebendo por todo ano”, disse a secretária.
Ainda segundo a secretária Cátia, a rede municipal atende mais de 23 mil estudantes na educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos – EJA. Todas as unidades de ensino estão orientadas a executar o processo de matrícula, segundo o cronograma previsto na Portaria nº 31/2019. “Nossa meta, na verdade obrigação legal, é atender todos que buscarem vaga, preferencialmente próximo de suas residências o que nem sempre é possível, porém, o direito à matrícula será sempre assegurado”, esclarece.
Os cinco núcleos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funcionam no período noturno também seguem o mesmo cronograma. Estes núcleos estão distribuídos em pontos estratégicos de Barreiras, visando atender a clientela existente em todas as regiões da cidade com o menor deslocamento possível. Os interessados em matricularem-se na EJA, devem comparecer à escola, munidos de cópia do RG ou registro civil, CPF, duas fotos 3X4, histórico escolar ou Declaração do Estudante e comprovante de residência.
Acompanhe o cronograma escolar de matrículas:
Novembro – renovação de matrícula
06 a 15 de janeiro - transferência interna
21 de janeiro - matrículas de novos estudantes
03 a 05 de fevereiro - Jornada Pedagógica


06 de fevereiro - início das aulas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem