Barreirenses contam com Observatório Social para monitorar aplicação dos recursos públicos


Barreirenses contam com Observatório Social para monitorar aplicação dos recursos públicos

A entidade atua de forma voluntária, preventiva e proativa, buscando a qualidade na aplicação dos recursos e a sustentabilidade do setor público
Em 25/07 de 2020
Imagem destaque: Praça Duque de Caxias (Praça do Coreto), Barreiras/BA | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras

Um dos municípios mais populoso da Bahia com mais de 155 mil habitantes (estimativa IBGE 2019), maior produtor de grãos do estado e maior produtor de gado bovino na região. Com esta apresentação, Barreiras é tida como Capital do Oeste Baiano. O crescimento da cidade trouxe também a necessidade de a população se organizar e dispor de mecanismos de monitoramento e controle da gestão pública. Foi neste contexto que surgiu a nossa filial do Observatório Social do Brasil (OSB) em 2015.
Espaço para o exercício da cidadania, a entidade é composta por profissionais de diversas áreas, em atuação voluntária, preventiva e proativa, buscando a qualidade na aplicação dos recursos e a sustentabilidade do setor público. Exemplo deste trabalho é o Relatório Quadrimestral sobre os movimentos financeiros da Prefeitura e da Câmara Municipal de Barreiras, que traz informações como receita prevista e repassada, despesa prevista e realizada, proventos de servidores públicos e licitações, de forma simplificada e acessível para o cidadão. (Relatório completo anexo)
O Observatório Social-Barreiras trabalha em parceria com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-Barreiras), a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e outras entidades de classes.
Já a entidade nacional, à qual é filiada, está em 17 estados e 143 cidades. O Observatório Social do Brasil prima pelo trabalho técnico, monitora as compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Atua também em outras frentes, como educação fiscal, inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios e construção de Indicadores da Gestão Pública.
Saiba mais sobre o Observatório Social. A sociedade civil tem o dever de fiscalizar quem elege. A transparência é uma necessidade em qualquer democracia.


Observatório Social do Brasil – Barreiras (BA)
Endereço: Avenida Benedita Silveira, nº 156, Sala 318, Centro – Barreiras (BA)
CEP: 47800-130
Telefone: (77) 99855-2553
Facebook: www.facebook.com/OSBarreiras
Site: www.barreiras.osbrasil.org.br
E-mail: barreiras@osbrasil.org.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem