Sem título

 Na contramão do Brasil, Bahia tem menos candidatos policiais e militares em 2020

por Fernando Duarte / Jade Coelho

Na contramão do Brasil, Bahia tem menos candidatos policiais e militares em 2020
Foto: Montagem/ GOVBA/Facebook

A Bahia está em um movimento contrário ao percebido no resto do país ao observar o número de candidatos nas Eleições 2020 que declararam como ocupação cargos na segurança pública. O estado tem neste ano ao menos 381 postulantes a uma vaga no Executivo ou Legislativo e que são policiais civis ou militares, bombeiros, militares reformados ou membros das Forças Armadas. Na última vez que os baianos foram às urnas eleger prefeitos e vereadores, em 2016, os candidatos com essas ocupações eram ao menos 455, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Os policiais militares estão em maior número entre esses candidatos. Pelo menos 221 concorrem a um cargo público em 2020. Desses 199 anseiam por cadeiras nas Câmaras Municipais da capital e do interior da Bahia. Os outros 22 postulam a cargos na majoritária. Em Salvador são três os exemplos: a major da PM-BA Denice Santiago, candidata do PT à prefeitura, o Pastor Sargento Isidório, também integrante da corporação e concorrente ao Executivo soteropolitano pelo Avante, e ainda o Tenente Maciel (PRTB), candidato a vice-prefeito.

 

No Brasil, o número de candidatos a prefeito que são policiais civis, militares e membros da ativa e da reserva das Forças Armadas do Brasil mais que dobrou nas eleições deste ano, em comparação com o pleito de 2016 (leia a reportagem aqui).

 

Os policiais civis passaram de 92 em 2016 para 69 neste ano. Enquanto os candidatos militares reformados foram na direção contrária e cresceram em número nestas eleições. Eles eram 61 em 2016 e passaram a 80 em 2020. Salvador concentra 17 candidatos que se declararam desta forma na candidatura no TSE.

 

Em toda a Bahia os bombeiros militares que anseiam por algum cargo eletivo são sete, e os membros das Forças Armadas são quatro.




Fonte: Bahia Noticías

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem