Prefeitura de Barreiras reforça estratégias de combate às arboviroses

 


O vice-prefeito Emerson Cardoso, secretários e coordenadores da administração municipal realizaram uma reunião nesta segunda-feira (6), no auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, com o objeto de traçar novas estratégias envolvendo os vários setores das secretarias municipais para potencializar as ações de combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, em Barreiras.

As ações definidas durante o encontro buscam reforçar o trabalho realizado pela Prefeitura no combate ao mosquito, com mutirões de limpeza e orientação em todos os bairros, na zona rural e aplicação do composto Cielo, para uso em Ultrabaixo Volume (UBL), o chamado fumacê. “Destacamos a situação atual do município com relação às arboviroses e de que forma as demais secretarias podem apoiar a Secretaria de Saúde no combate e controle”, disse o secretário da pasta, Melchisedec Neves.

Nos próximos dias, além do trabalho que já está em curso, serão potencializadas as ações de limpeza em todos os bairros da cidade, com início por aqueles que apresentam maior índice de infestação predial. Ações educativas junto à população para que a identificação e eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti sejam intensificadas e incentivo para que sejam realizadas denúncias de áreas com terrenos baldios e áreas públicas com acúmulo de lixo, integram a proposta que será colocada em prática.

Outros pontos do planejamento como o bloqueio nas residências onde há casos confirmados e a capacitação de médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde para identificação e diferenciação entre as arboviroses, foram enfatizados. “Esta união com as secretarias é fundamental para juntos, avançarmos na eliminação do mosquito e evitarmos novos casos das doenças”, destacou o vice-prefeito, Emerson Cardoso, que complementou. “Importante ainda neste pacote de ações é a reativação do Comitê Municipal ao Combate às Arboviroses e a continuidade dos carros fumacê, que estão com a borrifação em 19 bairros da cidade”.

Participaram da reunião os secretários Gislaine Barbosa (Administração e Planejamento); Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Turismo); João Sá Teles (Infraestrutura); Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito); subsecretários Roberto Carvalho (Indústria, Comércio e Serviços); Gabriela Nogueira (Educação); Luzeni Santos (Infraestrutura). Além de coordenadores e servidores do Centro de Controle de Zoonoses, Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Dircom/Prefeitura de Barreiras

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem