Prefeitura homenageia Lira Angicalense pelos seus 104 anos


Em comemoração aos 104 anos da Lira Angicalense, que ocorre hoje, dia 03, a Prefeitura de Angical elaborou um vídeo alusivo à data como forma de prestar uma singela homenagem aos músicos, maestros e demais colaboradores que deram a sua contribuição, e, aos que continuam trabalhando para que a filarmônica desempenhe seu relevante papel instrutivo e social no município.


*“Não poderíamos deixar essa data passar em branco. A Lira é precursora da cultura na cidade. Ela já formou e exportou para todo Brasil músicos de grande qualidade, inclusive, participou de festividades nacionais, como por exemplo; a fundação de Brasília, a convite do presidente Juscelino Kubitschek”*, relata o prefeito Mezo.


*FUNDAÇÃO* - A Lira Angicalense foi fundada pelo maestro Durvalmerindo Bandeira Coité, mais conhecido como “Mureco”, em 3 de Maio de 1917. Desde a sua construção sempre foi voltada para o desenvolvimento da música entre jovens, através do ensino gratuito e de doações de instrumentos aos alunos carentes.


*CINEMA* - A filarmônica já foi documentada pela sétima arte através dos filmes ‘Avante Camarada’, da cineasta francesa Micheline Bondi; e ‘Memória de Angical’, do diretor Pola Ribeiro. Após a morte do seu fundador, a maestria da Lira ficou a cargo de seu neto Durvalmerindo Neto, que manteve ativa a escola, onde fez parcerias com as unidades de ensino municipais. Após o falecimento do maestro “Neto”, ocorrido neste ano, o seu filho Theyved Coité, tem agora a missão de conduzir os trabalhos da Lira Angicalense, formada atualmente por 40 músicos.


*03/05/21*

*ASCOM  - Prefeitura de Angical*

*www.angical.ba.gov.br*

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem