Com o anúncio do governador do Estado, Rui Costa, sobre o retorno à s aulas semipresenciais em sistema hÃbrido no dia 26 de junho na rede estadual, o diálogo em Guanambi sobre a pauta foi destaque esta semana.
Na segunda-feira (19), houve uma reunião do Comitê de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 em Guanambi, com o Comitê Local de Educação Municipal e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUMUR), de escolas particulares e do setor jurÃdico da prefeitura.
De acordo com a secretária de Educação, Lajucy Donato, em diálogo com o prefeito Nilo Coelho, a previsão é de que as aulas em sistema hÃbrido da rede municipal retornem a partir de outubro. A atual gestão deu a garantia ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de que esse retorno só será feito após os professores e servidores da educação estarem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
“Nós estamos alinhados com os professores, pais e alunos, e garantimos a todos que esse retorno só será realizado quando os professores estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid. Quanto aos alunos, muitos pais questionam a falta de vacina à s crianças e nós sinceramente gostarÃamos que esse público também fosse imunizado, mas não depende do municÃpio. Em todo Brasil, a população vacinável é maior de 18 anos”, esclareceu Lajucy.
Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, a partir de agora as equipes da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura começam a se preparar para receber alunos e servidores da educação nas unidades escolares. Confira algumas das primeiras ações:
– Organização administrativa e logÃstica com equipes gestoras e pedagógicas;
– Processo licitatório para serviços de transporte escolar;
– Adequação fÃsica das escolas municipais, atendendo à s exigências protocolares das autoridades sanitárias;
– Treinamento de sanitização e desinfecção à s equipes de limpeza;
Sistema hÃbrido
O sistema hÃbrido da rede municipal de ensino seguirá as orientações disponÃveis no Protocolo Geral de Retorno à s Aulas Presenciais (será editado) em alinhamento à s orientações também do Estado.
Sendo assim, tanto as aulas presenciais quanto remotas fazem parte dessa realidade do sistema hÃbrido.
Apoio aos professores e alunos
O municÃpio disponibilizou gratuitamente atendimento psicológico aos profissionais da educação. O suporte psicológico aos servidores municipais da educação é dado pela psicóloga clÃnica Julyane Dias, no prédio do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP). Já os agendamentos são feitos pelo número (77) 9 9173 9903.
Quanto aos alunos, essa assistência é dada no Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO).
Tags:
Guanambi
