O que acontece se eu não votar?



O maior site de buscas da internet, o Google, lançou recentemente uma página especial dedicada às pesquisas a respeito de voto e eleições no Brasil. Nela é possível ver quais são as maiores tendências de buscas entre os usuários.
“O que acontece se eu não votar?” está entre as principais perguntas pesquisadas. Em entrevista ao Brasil Notícias – programa da Rede Aleluia, apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Décio Caramigo – o cientista político e professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia, João Paulo Viana detalhou quais são as consequências burocráticas para quem não vota e não justifica a ausência.
“O eleitor que não vota e não justifica o seu voto pode sofrer uma série de consequências que vão desde o impedimento de tirar a carteira de identidade e o passaporte e, consequentemente, viajar ao exterior, até ser impedido de tomar posse em um concurso público, não receber salário do emprego público ou da função pública que exerce, não ser nomeado para um cargo comissionado em uma instituição pública. Também eu citaria aqui o impedimento de se matricular em instituições de ensino público.”
Além desses prejuízos, o eleitor que não vota dá espaço para outra pessoa escolher por ele. E o especialista ressaltou também que os votos brancos e nulos não podem invalidar uma eleição:
“É importante frisar isso porque parte dos cidadãos imagina que 50 por cento mais um de votos brancos ou nulos numa determinada eleição anula o pleito. Isso é falso. O que é contabilizado de fato são os votos válidos”, enfatizou.
O cientista político reforçou que o voto é a melhor ferramenta para melhorar um país. E ressaltou, ainda, a importância de participar do processo eleitoral no dia 7 de outubro:
“O voto é uma das grandes armas que o eleitor tem para o exercício da cidadania. Então, é imprescindível que ele exerça o seu direito. O voto para eleger representantes ainda é de vital importância dentro do processo político democrático. É importante ressaltar que procurar conhecer o candidato ainda é a melhor forma de optar por um determinado político no processo eleitoral. ”
(*) Com informações do programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem