5 dicas para traçar metas e cumpri-las em 2019


Você é daqueles que fazem as famosas promessas de ano novo? Em muitos casos elas viram até piada por ficarem só na vontade e nunca serem cumpridas. Mas com planejamento, foco, determinação e, principalmente, atitude, elas podem finalmente sair da sua cabeça e se tornar realidade.
Veja abaixo os elementos necessários para fazer seus objetivos acontecerem:

1. Comece planejando-se e defina suas metas

“Aonde você quer chegar? O que o deixaria realizado? Escreva como quer que sua vida esteja e quem quer ser daqui um ano. Depois, analisando sua vida, pense no que precisaria fazer para alcançar a meta que definiu”, aconselha J. Edington, autor do livro “50 Tons para o Sucesso”.
Se tiver dificuldade para fazer a lista das coisas que quer, inicie fazendo uma das coisas que não quer em sua vida. Separe os itens por áreas, como financeira, amorosa, saúde, espiritual, etc.

2. O que terá de fazer para alcançar cada item da lista?

Você diz que quer emagrecer 10 quilos, mas como isso vai acontecer? Suas atitudes precisam sair do nível inconsciente, irracional e emocional e vir para o nível consciente.
Uma boa forma para começar a alcançar esse objetivo, por exemplo, é usar uma caderneta para anotar tudo o que come durante uma semana. Horário, quantidade e tipo de comida. No final desse período, terá uma ideia mais clara de como tem se alimentado e do que precisa mudar.
Se seu objetivo é pagar uma dívida, da mesma forma, anote tudo o que gasta, até os centavos, dizendo exatamente o que comprou ou pagou e o horário, para identificar seu padrão de gastos e conseguir entender onde está indo o dinheiro. Dessa forma, saberá exatamente os hábitos que precisa mudar para alcançar seu objetivo.

3. Estipule um prazo

Agora que já sabe o que quer e o que deve fazer para chegar ao alvo, em quanto tempo terá guardado os primeiros 500 reais para pagar aquela dívida? Em quanto tempo perderá os primeiros quilos? E quando terá completado a sua meta?
Sem um prazo definido, seu plano fica incompleto e você poderá se sabotar, perder o foco ou sempre deixá-lo para depois. Assim, será mais uma promessa não cumprida em sua vida.

4. Seja determinado (a), comprometido (a) e persevere

Perseguir metas exige sacrifício. Você terá de renunciar muitas coisas e, muitas vezes, o desânimo baterá em sua porta. Nesses momentos, pense no que irá acontecer quando alcançar sua meta. Isso lhe dará forças para prosseguir.
Portanto, lembre-se: você é culpado (a) pelo seu sucesso e seus fracassos. Mas pode aprender com seus erros e transformá-los em experiência para alcançar vitórias ainda maiores.

5. Apresente seus planos a Deus

Ore, peça forças e direção a Ele, coloque-O à frente de tudo. Com o Criador ao seu lado, até o que era para dar errado, dará certo.
“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.”
Provérbios 16:3

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem