Ponta do Corumbau continua longe e linda







A praia mais isolada do Extremo Sul da Bahia é também um dos mais bonitos cartões postais da região, num lugar totalmente preservado, um ambiente rústico e, por isso mesmo, de muito bom gosto.


Em Ponta do Corumbau a praia de areias brancas têm 15 quilômetros de extensão e 500 metros de areia que cortam o oceano esverdeado e afina a partir da praia em um ângulo de 90º, num desenho perfeitamente combinado com o encontro do Rio Corumbau e o mar.










O bordado verde fica por conta das amendoeiras e coqueiros, abundantes no litoral do Extremo Sul baiano. As falésias funcionam como molduras. Ao longo da praia, em dias de maré baixa, formam-se piscinas naturais, que lembram espelhos à beira mar.


O paraíso, ainda pouco explorado, fica no município de Prado, distrito de Corumbau, e abriga uma simpática aldeia de pescadores, que preservam ritos da pesca artesanal. Quem passeia por lá, facilmente se encontra com alguns índios da etnia Pataxó, moradores do lugar desde antes da chegada de Cabral.


A atriz Isis Valverde foi uma das celebridades que já passaram por lá. Em fevereiro de 2016 ela fez questão de deixar o registro em seus perfis em redes sociais.


Corumbau é um lugar para se visitar o ano todo, mas é bom lembrar que as opções de pousada e hotéis são poucas, embora existam por lá boas opções com ambientes rústicos, bonitos e criativos, bem apropriados a característica do lugar.






O jornalista Michael Kepp, em 2013, numa matéria especial para o jornal Folha de S. Paulo, narrou sua experiência, num texto em que começa contando da sua aversão por praias, segue por suas experiências ao longo de quatro dias e termina cheio de elogios, em que se lê:


“e eu descobri que Ponta do Corumbau é um paraíso, nem que seja por quatro dias: ela tem tranquilidade, nada para comprar e mais opções de atividades do que ficar esturricado pela areia”.


O principal trunfo de preservação de Corumbau é, justamente, o acesso difícil. Quem se aventura a chegar, tem que fazer o trajeto por barcos, que saem de Caraíva, em Porto Seguro, ou Cumuruxatiba, em Prado. Outra alternativa, é uma estrada estreita de terra, ou ainda, para quem tem muita disposição, andando pela areia fofa. Neste último caso é importante levar uma garrafa com água, afinal quase não existe ponto de comércio por lá.


O aeroporto mais próximo fica em Porto Seguro, localizado a 220 km. Quem não tem problema em gastar grana, pode investir num translado com alguma agência turística ou pousadas. Há a opção de fretar carros 4X4, helicópteros e aviões monomotores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem