Barragem de Sobradinho alcança 73% de volume útil e terá operação normal após 7 anos




A hidrelétrica de Sobradinho, no Sertão do São Francisco, terá sua operação na faixa considerada “normal” pela primeira vez desde a publicação das regras atuais de operação. Com isso, a partir desta quarta-feira (1), não haverá limite máximo para liberação de água, o que não ocorria desde 2013. As informações são do portal RedeGN.

Isso será possível por conta das chuvas dos últimos meses, que recuperaram a capacidade de armazenamento da barragem, superando o volume útil de 60%. Com isso, o maior reservatório do Nordeste poderá operar sem limites, enviando mais água à região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe.

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Velho Chico é o rio 100% nacional com maior extensão e sempre sofreu com seca do sertão nordestino. Com as recentes chuvas, o rio ganhou vida e volume útil de Sobradinho alcançou 73,98%.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem