VIII Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia terá programação virtual

VIII Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia terá programação virtual
Foto: Carol Garcia / Secult

A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realiza entre os dias 1 e 8 de agosto a oitava edição do Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia. Organizado desde 2013 nas ruas de Saubara, no Recôncavo, o evento vai acontecer de maneira virtual este ano, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



A programação virtual trará, por meio do instagram @marujadasaubara, lives com 12 mestres de diferentes municípios baianos; além de transmissão da Reverência Marujada de Saubara e apresentação da Embaixada de Caravelas.

 

Segundo o coordenador do evento, Rosildo do Rosário, apesar do cenário atípico, as Cheganças, Marujadas e Embaixadas continuarão levando todo encanto e valor cultural. “Temos vários desafios, mas a pandemia não irá conter a nossa tradição. Nos adaptaremos e, com todos os cuidados necessários, vamos estar presentes nos lares das pessoas, reforçando e mantendo a nossa arte e a nossa cultura”, disse.

Rosildo conta também que vai aproveitar os encontros para dialogar com os mestres sobre a produção dos documentos para reconhecimento do bem cultural pelo Iphan e a construção de um plano de salvaguarda. “Vamos aproveitar que contaremos com representantes das manifestações de vários municípios e discutir avanços para fortalecer ainda mais a nossa cultura. E para facilitar as deliberações das ações do coletivo, criamos uma rede com os grupos que vem facilitando e agilizando as tomadas de decisões”, completou.

 

Desde 2019, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Esta era uma das principais demandas dos grupos. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de agosto

Lives:
18h – Mestre Braz (Taperoá) e Mestre Net (B.J. da Lapa)
19h – Mestre Damião (Paratinga) e Mestre Delvan (Remanso)


Dia 4 de agosto

11h – Transmissão da Reverência Marujada de Saubara
Lives:
18h – Mestra Fiinha (Saubara) e Mestre Lício (Lençóis)
19h – Mestre Santo (Jacobina) e Mestre Joãozinho (Alcobaça)

Dia 7 de agosto
Lives:
18h – Tapioca (ex-presidente do CEC) e João Carlos (diretor geral do Ipac)
19h – Giselma (Sergipe) e Edson (Alagoas)

Dia 8 de agosto
Lives:
15h – Transmissão da apresentação da Embaixada de Caravelas
Lives:
18h – Mestra Bete e Mestre Robson (Arembepe)
19h – Mestre Paulo (Curaçá) e Mestre Zé Roberto (Cairu)

Nenhum comentário