Saeb utiliza recursos tecnológicos para realizar licitações durante pandemia


imagens da internet



Ferramentas digitais permitem que estado mantenha sessões públicas sem aglomeração de pessoas


A Coordenação Central de Licitação (CCL), unidade vinculada à Secretaria da Administração, realizou 76 licitações por meios virtuais, durante o período da pandemia (entre março e setembro). Destas, 69 foram pregões eletrônicos e sete procedimentos licitatórios por videoconferência. A tecnologia permitiu que o Estado continuasse realizando processos licitatórios para a contratação serviços e produtos fundamentais para o pleno funcionamento da máquina pública, inclusive para o combate ao Coronavírus.

 

Utilizando as ferramentas digitais foi possível realizar as sessões públicas de forma virtual, mantendo o distanciamento social e evitando o risco de contaminação pela Covid-19. Em licitações presenciais, realizadas antes da pandemia, todos os concorrentes de ficavam reunidos em uma mesma sala, junto com os servidores públicos integrantes da comissão licitante, responsável por todo o processo licitatório.

 

Nesse momento de pandemia, para evitar o contato social e a reunião de várias pessoas em uma mesma sala, dentro de um prédio público, a Saeb resolveu apostar em uma solução digital. A resolução para o problema foi encontrada com o trabalho conjunto de setores da Saeb (CCL e a Superintendência de Gestão da Inovação - SGI). “As áreas de tecnologia e de licitação construíram conjuntamente um modelo de certame por videoconferência que serviu para todos os órgãos estaduais. A solução tecnológica permitiu que o estado não tivesse que paralisar seus processos de compras, sobretudo nesse momento tão delicado de aquisição de insumos para combater a Covid-19”, comentou o secretário da Administração, Edelvino Góes.

 

Regras - A Secretaria da Administração, que possui função sistêmica no estado, baixou a Instrução Normativa 016/2020, regulamentando o uso de licitações via videoconferências. A IN estabeleceu todo regramento para a realização de licitações por intermédio de videoconferência ou outro recurso tecnológico com transmissão de áudio e vídeo em tempo real. A Saeb também disponibilizou o software que seria utilizado para as videoconferências e instruiu servidores de outros órgãos sobre como proceder no momento das videoconferências.

 

A utilização de recursos tecnológicos para realização de certames públicos pode trazer outra vantagem para o Estado: preços menores nas licitações, em função de uma maior concorrência. Isso é possível porque as ferramentas digitais permitem a participação de fornecedores de todo o país, sem que precisem se deslocar. Com um número maior de licitantes, as concorrências podem ser mais acirradas, resultando em preços mais vantajosos para a administração pública.

 

As sessões públicas realizadas por meios digitais também oferecem mais transparência e segurança. No pregão eletrônico, por exemplo, os licitantes ficam separados, não sabem quem são os concorrentes e os atos são registrados no sistema, podendo ser consultados na íntegra. O vencedor do certame apenas é identificado após o encerramento da disputa de lances, na fase de habilitação. Já as licitações por videoconferência são todas gravadas, facilitando o controle social e de órgãos com Tribunais de Conta e Ministério Público.

 

Em média, são 25 itens licitados por pregão eletrônico para registro de preço, compostos por produtos para o combate a Covid-19. São equipamentos de proteção individual, produtos de limpeza e insumos para serem utilizados por unidades do estado. Também são licitados serviços como os de obra de engenharia para ampliação ou reforma de órgãos públicos, levantamento topográfico, dentre outros.


Curta, acompanhe e compartilhe: Facebook: facebook.com/saeb.govba

Twitter: twitter.com/saebgovba – Instagram: saebgovba



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

2ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 200 - CAB

(71) 3115-3356 | ascom@saeb.ba.gov.br

...

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem