Cinco dicas de como se destacar e atrair mais clientes no ambiente digital




A startup HubLocal, uma das principais empresas do país, preparou dicas bÔsicas que devem ser pontos de atenção para qualquer negócio

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) revelou que existem hoje 424 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil. Em relação à quantidade de smartphone, a pesquisa aponta mais de um por habitante em uso no país. Ao todo, são 234 milhões de smartphones. E ao adicionar notebooks e tablets, são 342 milhões de dispositivos portÔteis em junho 2020, ou seja, 1,6 dispositivo portÔtil por habitante.

Esses dados mostram o enorme potencial e espaƧo que empresas tĆŖm para captar novos clientes atravĆ©s da tela. Segundo Felipe Caezar, um dos maiores especialistas em integração de mapas e listas do paĆ­s, cofundador da startup HubLocal, existe um grande potencial desperdiƧado pelas empresas com clientes que estĆ£o próximos. Isso porque muitas vezes o cliente faz uma busca na Internet e nĆ£o acha o produto que quer e acaba se deslocando mais.

"Acredito que seja uma escolha óbvia para todos consumirem algo que estão buscando perto do local onde estÔ sendo feita a pesquisa, sem precisar se deslocar tanto. Se eu achar um remédio, por exemplo, com preço competitivo perto da minha casa, eu não vou fazer um deslocamento grande atrÔs do mesmo produto. Ou se eu estiver indo para uma festa e quiser comprar um vinho, eu vou procurar o local mais próximo para essa compra. Por isso é importante que quando a pessoa faça pesquisa ela ache o seu produto ou serviço na primeira busca. O problema é que nem sempre as empresas sabem como ganhar essa evidência dentro do ambiente digital e perdem clientes potenciais", observa o executivo, acrescentando que as buscas contendo o termo "perto de mim" estão em vertiginosa ascensão.

Felipe fala também que com o surgimento de novas tecnologias e o acesso rÔpido às informações estÔ transformando a forma como as pessoas determinam em quais locais irão gastar seu dinheiro, dessa forma celular na mão é sinÓnimo de oportunidade. "Basta uma breve pesquisa no Google para perceber como a ferramenta de buscas se transforma em um verdadeiro portfólio de empresas, apontando quais são as mais bem avaliadas e aquelas que estão próximas de você, facilitando muito o processo de decisão que o consumidor passa no momento de escolher um estabelecimento comercial ou prestador de serviço", aponta.

Para ajudar as empresas a se destacarem e captar mais clientes no ambiente digital, Felipe dĆ” cinco dicas de como utilizar de forma eficiente mapas e listas da internet.

Dica 1: Confirme se seu Nome, EndereƧo e Telefone (que chamaremos de NET) Ć© o mesmo em toda a web. Ɖ muito comum empresas serem cadastradas por diferentes usuĆ”rios nos mais distintos mapas e listas da internet, dessa forma Ć© de suma importĆ¢ncia confirmar se o seu NET estĆ” correto nĆ£o só no Google Meu Negócio, mas tambĆ©m em todos os seus perfis nas mĆ­dias sociais e diretórios online. Se o Google encontrar informaƧƵes conflituosas para o seu negócio, ele pode nĆ£o atribuir nenhuma das informaƧƵes a vocĆŖ. Ou pior: vocĆŖ pode ser penalizado.

Dica 2: FortaleƧa a sua relevĆ¢ncia local no seu segmento de mercado. Ciente da importĆ¢ncia que a geolocalização estĆ” ganhando no mercado consumidor, o Google desenvolveu um algoritmo para otimizar a relação entre empresas e consumidores próximos. A tecnologia "Nearby" permite que as pessoas encontrem serviƧos e informaƧƵes sobre os arredores num raio de 30 metros sem o uso de nenhum aplicativo. Basta o sistema operacional Android para efetuar algumas aƧƵes, como encontrar lojas, reservar uma mesa em um restaurante ou interagir com pessoas próximas. Contudo, para sua empresa aparecer ela precisa estar com todas as informaƧƵes atualizadas e constantemente monitoradas. O Google permite uma sĆ©rie de aƧƵes para isso, os quais podemos citar: Envio de conteĆŗdos e ofertas relacionados ao negócio; AuxĆ­lio para explorar os produtos e serviƧos; Envio de links de perfis em redes sociais e outros;

Dica 3: Esteja presente de forma gerenciada e otimizada em todos os principais mapas e listas da internet. Parece óbvio, mas segundo estudo realizado pelo Boston Consulting Group em parceria com a Google, 98% das empresas nĆ£o estĆ£o presentes em todos os canais digitais que deveriam estar de forma correta e gerenciada. Google Meu Negócio, Facebook Places, Yelp, Foursquare, Waze, LinkedIn, Bing Maps e Apple Maps sĆ£o alguns dos mapas mais recomendados para vocĆŖ estĆ” realizando um cadastro da sua empresa. Mas se realmente deseja estar em TODOS, uma boa dica Ć© usar ferramentas que te auxiliam nesse trabalho como a HubLocal que adiciona sua empresa de forma Ćŗnica e todos de uma forma Ćŗnica e te dĆ” todo o auxĆ­lio para realizar a validação necessĆ”ria de cada plataforma.

Dica 4: Obtenha mais avaliaƧƵes e as responda. Ter boas avaliaƧƵes sobre os seus produtos ou serviƧos nas plataformas de mapas e listas farĆ” a sua empresa se tornar referĆŖncia no seu segmento. AlĆ©m disso, responder todas as avaliaƧƵes sejam elas positivas ou negativas permitirĆ” que o algoritmo do Google identifique sua empresa com mais relevĆ¢ncia na proximidade, pois para ela sua empresa estĆ” mais atualizada e interagindo mais com o seu pĆŗblico, dessa forma tornando a sua empresa mais visĆ­vel.

Dica 5 - Capriche nas fotos, afinal uma imagem vale mais que mil palavras. Neste sentido, Ć© de suma importĆ¢ncia enriquecer todos os registros da sua empresa nos mapas e listas da internet, com conteĆŗdos que representem bem a qualidade da sua marca com texto claro e atraente, assim como uma excelente imagem, que vai ser a primeira coisa a chamar atenção. Uma pesquisa realizada pela Ipsos Mediact em parceria com a Google informa que empresas que divulgam conteĆŗdos e fotos relevantes em seus registros locais tĆŖm o dobro de probabilidade de gerar interesse e atrair clientes próximos. Para isso Ć© necessĆ”rio que a empresa invista em fotografia de qualidade, contratando profissionais adequados para entregarem o melhor resultado possĆ­vel.

Para conhecer a HubLocal acesse: http://hublocal.com.br/

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