Jornal Cidade

Embasa apresenta estação de esgoto para futura parceria para reuso do efluente tratado


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recepcionou na última sexta-feira (10), professores e técnicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da Secretaria de Meio Ambiente para uma visita técnica às instalações da estação de tratamento de esgoto de Luís Eduardo Magalhães. As entidades vêm alinhando a elaboração do projeto em conjunto para o uso do efluente tratado para ser utilizado na produção de mudas no local. A Embasa coleta e trata os esgotos domésticos de cerca 15,3 mil imóveis, e a expectativa é investir para atingir até 2020 a cobertura de 68% da sede municipal.

Durante o encontro, o gerente de suporte técnico de esgoto da Embasa, Patrick Alves, repassou informações relacionadas à vazão de tratamento de esgoto, eficiência da estação de tratamento na remoção de cargas poluidoras e área que seria disponível para a implantação do projeto. “Para a implantação do viveiro, a Embasa cederia a área para o plantio das mudas dentro da estação de tratamento, bem como apoio técnico para a execução do projeto de reuso do efluente tratado. Caso seja implantado o projeto, o sistema de esgotamento de Luís Eduardo Magalhães seria um dos pioneiros deste tipo de ação em todo o Brasil, cujas concessionárias ainda estão começando a investir neste tipo de ação ”, explica.

A visita à estação de tratamento de esgoto foi fruto de uma primeira reunião realizada em abril entre os técnicos da Embasa e da UFOB, que também prevê a elaboração e assinatura de um acordo de cooperação técnica. O Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB de Luís Eduardo Magalhães, Bruno Mota Oliveira, explica que neste primeiro momento também será o objetivo de atrair os demais docentes que queiram relacionar as suas pesquisas ou áreas de atuação para formalizar o acordo vinculado a um plano de trabalho para futura submissão à Reitoria e definição de demais parcerias para captação de contrapartida de recurso para aplicação no projeto.

Investimentos - A Embasa continua investindo em melhorias da operação e aumento da cobertura do sistema de esgotamento sanitário de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Obras para a implantação de ramais prediais e caixas de inspeção estão sendo executadas no bairro Floraes Léa para posteriormente serem realizadas na região central de Luís Eduardo Magalhães. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu R$ 21,6 milhões em reparos do sistema – rede coletora, elevatórias e estação de tratamento – para garantir que os esgotos domésticos sejam coletados dos imóveis e sejam destinados para a estação de tratamento para retornar de forma segura ao meio ambiente.



Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mais Lidas

Lapa Folia 2018