Jornal Cidade

Barreiras é a primeira cidade da Bahia a participar do alerta para Esclerose Múltipla




O domingo, (1), foi de alerta em Barreiras para uma das doenças que mais afetam jovens e adultos no mundo, a Esclerose Múltipla. Com o objetivo de difundir informações e promover o engajamento sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) realizou o tradicional passeio ciclístico que acontece em várias cidades do Brasil há cinco anos, considerado o maior passeio ciclístico não competitivo da América Latina.
A concentração do ‘Pedale Por Uma Causa’ foi em frente à Câmara de Vereadores com aquecimento em ritmo de zumba com os professores Leandro Braga e Claudinha Fernanda. O grande pedal laranja percorreu as avenidas Dr. Cleriston Andrade, Benedita Silveira, Rua Rui Barbosa e Av. das Turbinas, contornando o HO e retornando ao Parque de Exposições Engº Geraldo Rocha, chamando atenção de todos para a Esclerose Múltipla, uma doença inflamatória e progressiva, que atinge o sistema nervoso central, causando sensações como formigamento, visão turva, perda de força nos membros, instabilidade e fadiga.
“A Secretaria de Saúde através do projeto Saúde Humanizada, juntamente com a AME, aderiu ao “Pedal Laranja” em prol dessa causa. Aqui no município de Barreiras fazemos atendimento, realização de exames e o tratamento dessa doença através do Ceproeste, que atende inclusive, toda região Oeste. Barreiras foi o primeiro município da Bahia à apoiar o ‘Pedale Por Uma Causa’, e teve nesse primeiro ano, 400 ciclistas inscritos, isso é bem significativo, para o próximo ano temos a certeza que faremos um passeio ainda maior”, pontuou Anderson Vian, secretário municipal de saúde, que participou do passeio ciclístico ao lado da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo e do diretor da AME, Rodrigo Pereira.
Marilene Santos percorreu boa parte do passeio de cadeira de rodas, achou uma excelente iniciativa. Ela que descobriu a doença há dois meses contou com a família no apoio e na aceitação do tratamento. “Muitas vezes você não acredita no que está acontecendo, vi minha vida se transformar em dois meses e agradeço a Deus pela família que tenho. Andava normalmente, e do nada comecei a paralisar de um lado, depois do outro, e descobri que estava com Esclerose Múltipla, foi um baque, mas estou fazendo o tratamento com o apoio incondicional da minha família”, disse emocionada.
De acordo com a AME, o Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Múltipla é comemorado oficialmente em 30 de agosto. Foi estabelecido pela primeira vez em 2009 pela Multiple Sclerosis International Federation (MSIF). A cor laranja é uma cor quente, vibrante, que representa juventude, excitação e imaginação, características presentes em todas as pessoas que são esclerosadas e esclerosados. “Abraçamos essa causa para mostrar às pessoas que é possível ter uma vida de qualidade. A AME junto com a Secretaria de Saúde, abraçou essa causa com intuito de divulgar o que é a doença, diagnóstico e o tratamento. Ficamos muito felizes com esse apoio, tenho certeza que esse passeio marcará o nosso Agosto Laranja todos os anos”, destacou Carla Tamara, integrante da organização do ‘Pedale Por Uma Causa’ em Barreiras. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mais Lidas

Lapa Folia 2018