Faleceu hoje pela manhã o articulador cultural Edelmar Antônio Machado, mais conhecido por Pinta


Faleceu hoje pela manhã o articulador cultural Edelmar Antônio Machado, mais conhecido por Pinta Machado. Ele faleceu em casa, lutava contra um câncer no figado.
Pinta Machado marcou época na cultura de Barreiras ao lado de figuras importantes como Bené70, Zé de Hermes, Lélia e Clélia Rocha, Jorge Figueiredo, Coronel Chicão, Paulo Machado entre outros. Ele foi um dos fundadores do cine Teatro BoaVista um dos principais palcos da cultura de Barreirinhas. Local onde se apresentou a companhia de teatro de Brasília no início da década de 80, com a então polêmica peça Eles não usam black-tie. Na década de 70 viajou pela américa do sul a bordo de um fusca, história que me contou por tantas vezes que jamais esquecerei. Foi um dos pioneiros na venda dos famosos discos de vinil em Barreiras, os famosos "bolachões". Participou da equipe de produção da tv câmara de Barreiras quando a emissora dava os primeiros passos.
Movimentou as noites de Barreiras com eventos culturais importantes no Bar e Restaurante Nego D'água. Lançou alguns livros da literatura de cordel enfatizando personalidades políticas da época.
Pinta Machado deixa uma imensa lacuna na cultura barreirense.
Vou me lembrar sempre, com carinho das nossas "prosas" às margens do riacho do gentil, quando falavamos sobre tudo e nada ao mesmo tempo e das suas risadas descontraídas celebrando a vida e a liberdade.



Por Romildo Sena

Fonte: Jornal Cidade 1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem