Jornal Cidade

Barreiras recebe o Festival Literário Ancestralidade, Fazeres e Expressões Afro-Brasileiras



Nos próximos dias 02 e 03 de outubro, Barreiras recebe o Festival Literário Ancestralidade, Fazeres e Expressões Afro-Brasileiras, um encontro inédito, que celebra a literatura, a oralidade e as múltiplas manifestações culturais afro-brasileiras no coração da Bacia do Rio Grande. O evento acontece em dois espaços: No primeiro período, das 08h às 10h30, no Colégio Democrático Marcos Freire e nos períodos da tarde e noite (14h às 22h), na Praça Castro Alves, antigo Jardim das Corujas. 

O Festival Literário potencializará escritores, poetas, grupos de capoeira, artesanato, coletivos de movimentos literários, editoras, artistas da música, artistas visuais, produções audiovisuais, povos originários, movimentos da cultura afro, em uma programação diversa e gratuita, que conta com a parceria do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Secretaria e Educação e Secretaria de Cultura. Durante o evento, haverá lançamento de livros, exposição, oficinas, mesas temáticas, shows culturais, contação de histórias, dentre outras atrações.

O Festival tem como equipe técnica, a coordenação geral de Joelma Alves, da Água Doce Projetos Culturais, a produção de Zelma da Costa, da Encanto Afro e a curadoria de Valdeique Oliveira. O Festival Literário Ancestralidade, Afazeres e Expressões Afro-Brasileiras é um convite para mergulhar na força da palavra, no corpo que dança e na memória que resiste. Um encontro histórico que coloca Barreiras e a Bacia do Rio Grande no mapa da literatura e da cultura afro-brasileira.

“A literatura negra é uma força de transformação e resistência. Com este festival, queremos não apenas difundir obras e autores, mas também reafirmar a nossa ancestralidade como fonte de saber e futuro”, afirma a produtora e proponente Zelma.


Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.

O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto

 Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Assessoria de Imprensa – Virgília Comunicação (77)9.9996-1982

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem