Cebola Campo Lindo é destaque no Nordeste; Agrofito é distribuidor na região de Irecê



A cebola Campo Lindo tem sido um dos destaques da Seminis na região Nordeste. Elder Barreto, Representante Comercial em Irecê, conta que, em época de seca, o híbrido tem sobressaído na agricultura local. “O período de plantio começou em agosto do ano passado, e as condições climáticas, com temperaturas altas, têm sido ótimas para a cultura. Os resultados são excelentes”, diz.

Presente na região há dois anos, a Campo Lindo foi cultivada com mais intensidade entre dezembro e janeiro. Quem plantou mais cedo, a partir de agosto, já viu os resultados. É o caso de Celso Silva, que colheu sua safra inicial. “Foi minha primeira experiência com ela e me surpreendi. Fiquei um pouco preocupado porque não conhecia o híbrido e ela exige alguns cuidados específicos, mas logo notei que era consistente”, conta. O cuidado adicional a que Celso se refere é a necessidade de colocar menos nitrogênio do que em outras variedades. “Essa planta exige menos estímulo, então foi preciso ficar atento à quantidade certa a ser aplicada”, explica Silva.

Com janela de plantio de agosto a janeiro, segundo Elder, cada vez mais produtores da região têm demonstrado interesse. “As safras anteriores também foram boas, e com isso a procura aumentou em 2016”, diz Barreto. Por conta do histórico e da receptividade, as expectativas para o período de colheita são altas. “A planta é muito robusta e tem importantes diferenciais. Os principais são a resistência à raiz rosada, um fungo de solo que ataca muito este tipo de cultivo, e a tolerância a altas temperaturas. Além disso, a pós colheita é excelente e os bulbos apresentam muita casca”, afirma.

A avaliação é compartilhada por Silva. “A qualidade do bulbo nos surpreendeu, e a produtividade também foi acima do esperado”, conta. Com bulbos de tamanho padronizado, foram obtidas mais cebolas de tamanho próprio para a comercialização e houve pouco descarte. O período de colheita da Campo Lindo na região vai de dezembro a maio, podendo se estender até início de junho.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem