Rio São Francisco completa 517 anos hoje






O rio Rio São Francisco, conhecido carinhosamente como Velho Chico, completa 517 anos neste dia 4 de outubro. Foi em 4 de outubro de 1501 que o navegador italiano Américo Vespúcio entrou pela primeira vez nas águas desse gigante, por isso fica marcada como data do seu descobrimento.
Com seus 2.900 quilômetros de extensão, suas águas atravessam cinco estados,  Minas Gerais onde nasce, passando pela Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, até desaguar no oceano, sendo responsável também pela sobrevivência de agricultores e pescadores que vivem por toda a extensão das águas.
As águas do São Francisco abastecem cerca de 13 milhões de pessoas, considerando os 168 afluentes e toda a extensão da bacia hidrográfica, e geram energia por meio das usinas hidrelétricas construídas no leito.
No passado o rio já serviu como rota de navegação para escoamento de muitos produtos durante séculos de história, mas hoje, em boa parte do rio já não se é possível navegar, pois devido as agressões sofridas ao longo dos anos, o rio vem perdendo volume de água e sendo assoreado em sei leito
A poluição, o uso desenfreado do solo às margens do rio, a construção de barragens, a morte das nascentes, o desmatamento no entorno e a urbanização contribuem para redução de vazão do rio. Trechos onde havia água em grande quantidade, agora o que se vê são grandes bancos de areia. Em seu aniversário o Velho Chico pede socorro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem