Filhos de Bolsonaro podem ser afetados em candidaturas de 2020


A ‘’inelegibilidade por parentesco’’ pode barrar a candidatura dos filhos do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) que despontaram como potenciais candidatos a disputar prefeituras em 2020. O dispositivo na Constituição barrou a candidatura do enteado do ex-presidente Lula, Marcos Claudio Lula da Silva ao cargo de vereador em São Bernardo do Campo, no passado, informou a Folha de S.Paulo.  
O dispositivo está previsto no artigo 14 que determina no parágrafo 7 que ‘’são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção’’, do presidente, governadores ou prefeitos – salvo se for candidatura à reeleição.
Ainda de acordo com Folha, tanto o enteado do petista quanto Eduardo e Flávio estariam enquadrados na chamada inelegibilidade por parentesco, que os impediria de disputar cargos no Executivo enquanto o capitão reformado estiver na Presidência, com exceção de casos de reeleição.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem