Ministério Público realiza visita às instalações do Conselho Tutelar de Barreiras


Na manhã desta terça-feira, 26, a secretária municipal de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, recepcionou no Conselho Tutelar de Barreiras, o promotor de justiça Márcio do Carmo Guedes, da 6ª Promotoria da Infância e Juventude. Com a visita, o representante do Ministério Público verificou o ambiente de trabalho dos conselheiros tutelares e o andamento dos serviços na sede.
 “Nós tínhamos como objetivo analisar a estrutura do Conselho Tutelar, para conhecer a realidade em que os conselheiros estão inseridos, verificar as condições de trabalho e de pronto já podemos afirmar que o conselho possui as condições necessárias para fiel execução do seu trabalho, dispõe de veículos, computadores, do Sistema SIPIA que é muito importante e já está sendo implantado para a fase de execução. Ou seja, reúne as condições necessárias para o bom desempenho do trabalho”, avaliou o promotor.
Localizado na Rua Silva Jardim, no Centro de Barreiras, o Conselho Tutelar passou recentemente por uma ampla reforma que incluiu a reestruturação do prédio, climatização e mobiliário novo. Atualmente, cinco conselheiros, eleitos pela comunidade, zelam pelo bem-estar e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Segundo a secretária Karlúcia Macêdo, é necessário o fortalecimento do plano de ação para que juntos, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria de Assistência Social e Trabalho e Conselho Tutelar, trabalhem o combate à exploração de crianças e jovens.
“Foi muito gratificante ter a vinda do Doutor Márcio, nós podemos mostrar o compromisso da Prefeitura de Barreiras com o Conselho Tutelar, toda a reestruturação, o veículo novo, a implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência – SIPIA onde os profissionais podem alimentar com dados e relatórios para fazer o diagnóstico da situação do nosso município. Hoje foi realmente muito proveitoso porque cada um pode discutir e definir bem o seu papel para a união de todos”, declarou a secretária de assistência social.  

Durante o Barreiras Folia, os conselheiros atuarão nos circuitos em averiguação de denúncias e rondas para dar suporte, também, as ações de combate ao trabalho infantil.  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem