Teste

Breaking News

Fundação Bahia e Abacafé realizam Encontro Técnico do Café 2019


Neste sábado (6), a Fundação Bahia e a Abacafé (Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia), promoveram, no Campo Experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães (BA), o Encontro Técnico do Café 2019.

Além de cultivares de café, o evento contou com vitrines tecnológicas das empresas apoiadoras e apresentação de pesquisas desenvolvidas pela Fundação Bahia direcionadas à cultura cafeeira.

“É uma cultura cheia de altos e baixos, no momento, não está muito bem em relação aos preços, com um custo alto. Mas não podemos abandonar, café é uma cultura apaixonante e temos que dar conta dessas questões”, disse Zirlene Dias Pinheiro, presidente da Fundação Bahia.

 Atuando há mais de 45 anos no setor cafeeiro, João Lopes Araújo, presidente da Assocafé (Associação dos Produtores de Café da Bahia), disse que, apesar do momento difícil no setor, os produtores precisam de encontros como o ocorrido na Fundação Bahia para mostrar a relevância da cultura cafeeira para o Brasil. “Nesse momento de crise, com o ânimo dos cafeicultores abalado, a gente precisa estar presente”, destacou.

Antes de conferirem as novidades dos expositores, os participantes do Encontro Técnico do Café assistiram à palestra “Manejo de fertirrigação”, proferida pelo consultor Luiz Dimenstein. Especialista em fertirrigação e nutrição vegetal, Dimenstein destacou a característica do café plantado no Oeste da Bahia e os desafios a serem enfrentados. “O Oeste da Bahia é totalmente café de irrigação. Por ser um café irrigado, o próximo desafio é ter mão de obra qualificada no mercado de trabalho local, para trabalhar com um nível tecnológico mais alto de café irrigado e fertirrigado”.


Divididos em grupos, os participantes puderam conferir nos estandes dos apoiadores demonstrações de produtos, novas tecnologias e pesquisas. No final, reuniram-se para um debate técnico, onde representantes de empresas, entidades e consultorias, puderam explanar com mais detalhes o que foi visto no Encontro Técnico do Café 2019

Empresas apoiadoras do Encontro Técnico do Café 2019: Compass Minerals, Ihara, Syngenta, Netafim, Captar Agrobusiness e Agrosul Máquinas.


Nenhum comentário