Refletindo o céu e o mar







Considerada a estrela do litoral sul baiano, a praia de mar transparente já foi apontada como a 4ª mais bonita do Brasil, em edição de 2013, da Revista 4 Rodas. Basta observar o mar para entender seu nome, Praia do Espelho, lugar onde o céu e o mar se refletem e um dos destinos mais desejados do Sul da Bahia – e um dos mais caros. Muitas celebridades passeiam naquelas areias.


Chegar lá não é tarefa das mais fáceis. O acesso pela estrada é demorado, mas, espiando a paisagem, pode ser bastante agradável e, se você é dessas pessoas que se apaixona por artesanatos nativos, certamente vai se encantar com o trabalho dos índios, que eles mesmos comercializam às margens da estrada.


Assim que você se decidir pelo passeio, vá até Porto Seguro, é o melhor ponto de partida. É lá que estão a rodoviária e o aeroporto mais próximos. De lá, você pode pegar uma balsa para fazer a travessia. A distância via estrada asfaltada é de 26 quilômetros.









Mar prateado embalado à forró


Já na praia, é hora de aproveitar. A paisagem é espetacular. As falésias e as muitas pedras completam o visual formado pelo mar claro, cheio de corais, recifes e areia clara. Durante caminhadas pela praia, a surpresa fica por conta da orla dividida em dois trechos: Espelho e Curuípe, separados por um rio. Debaixo do sol, basta escolher entre um mergulho no rio ou no mar. Nos dois casos, a satisfação está garantida, a água doce e a salgada têm temperatura agradável.


Os dias na Praia do Espelho são inundados de muita tranquilidade e as noites de alta temporada, vão lhe presentear com boas alternativas regadas com o melhor do forró regional. Na gastronomia, pequenos restaurantes com comida caseira. As pousadas, acolhedoras por natureza, com suas espreguiçadeiras e gazebos, à noite ganham atmosfera charmosa, iluminadas por velas. Outra atração, são os muitos mirantes no alto das falésias.













Entre os conselhos de quem já esteve lá, o mais frequente é: o melhor período é o de lula cheia, quando o mar ganha tons prateados, a maré fica baixa e ainda melhor para quem gosta de nadar no mar calmo, ótimo para crianças. Dá até pra praticar stand up paddle. Outra vantagem da maré baixa são as caminhadas até as praias vizinhas de Setiquara, Praia do Outeiro e Jacumã.


“Dia difícil”, escreveu a apresentadora Luciana Gimenez, em 1º de maio de 2016, legendando com humor irônico uma fotografia em que estava ao lado do filho aproveitando o feriado na praia baiana.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem