Venezuela denuncia Bolsonaro à ONU por negligência com a pandemia do coronavírus




O governo de Nicolás Maduro denunciou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, à Organização das Nações Unidas (ONU) por negligência em relação ao trato com a pandemia do novo coronavírus. Para o regime do vizinho, Bolsonaro apresenta uma “atuação irresponsável”, segundo a Época. 

"A negligência criminosa do governo brasileiro ao abordar essa realidade nas regiões limítrofes da fronteira sudeste do nosso país é motivo de grande alarme", disse o comunicado enviado pelo representante venezuelano na ONU, Samuel Moncada.

O documento afirma ainda que o Brasil "coloca em sério perigo milhões de vidas", por registrar mais de 22% dos casos de Covid-19 no hemisfério ocidental, e que se tornou o "pior inimigo dos esforços" para a saída da pandemia na América Latina. 

No início de março, ao romper com a Venezuela, o Itamaraty deu o prazo de dois meses para a saída dos representantes de Maduro da embaixada e dos consulados no Brasil. A determinação, no entanto, foi revertida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e os diplomatas permanecem no Brasil. 

De acordo com universidade Jhons Hopinks, a Venezuela possui, nesta terça-feira (16), o total de 3.062 casos confirmados da Covid-19 e 26 mortes. Segundo país do mundo em número de casos e de mortes, o Brasil registra 888.271 casos e 43.959 mortes em consequência da doença. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem