Veja: Remédios caseiros para tratar problemas do fígado

 Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas do fígado é chá de boldo pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão. No entanto, outra opção é escolher a infusão de alcachofra e de jurubeba, que é uma planta com excelentes propriedades digestivas, que facilitam a digestão e protegem o fígado.





Mas, além de tomar este chá, aconselha-se evitar alimentos estimulantes e de difícil digestão, dando preferências aos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. É muito importante não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica até que o fígado esteja totalmente recuperado, pois as causas mais comuns de problemas no fígado são o consumo de bebidas alcoólicas em exagero e alimentos muito gordurosos.

1. Chá de boldo

O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.

Ingredientes

  • 2 folhas de boldo;
  • 1 copo de água;

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.

Dependendo dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se agravarem, o ideal é ir ao hospital rapidamente, pois pode ser algo mais grave.

2. Infusão de jurubeba

A infusão de jurubeba é um excelente remédio caseiro para problemas de fígado, porque ela é uma planta medicinal que possui propriedades diuréticas e digestivas, ajudando no tratamento das doenças do fígado.

Ingredientes

  • 30 g de folhas e frutos de jurubeba;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar as folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixar esfriar por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia. Esta infusão não deve ser tomada por grávidas.

3. Infusão com alcachofra

A alcachofra é uma ótima planta medicinal e que possui propriedade depurativas e anti-tóxicas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para tratamento de doenças relacionadas com o fígado.

Ingredientes

  • 30 a 40 gramas de folhas secas de alcachofra;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

A infusão com alcachofra deve ser feita colocando as folhas de alcachofra em 1 litro de água fervente. Após 10 minutos, deve-se filtrar e beber 1 xícara da infusão antes das refeições, pelo menos 3 vezes ao dia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem