Victor José de Souza (foto à direita) subiu ao Altar e não conteve as lágrimas. Há dois anos e seis meses curado, o balconista relembrou uma
reportagem de TV que captou as imagens de quando foi preso com outros membros de uma facção criminosa de roubo de carga da qual fazia parte. “Cheguei a morar na mata com os escorpiões”, contou, com a voz embargada, ao lembrar de uma das passagens mais duras de sua caminhada, vivida no Jardim Pantanal, extremo da zona leste de São Paulo.
reportagem de TV que captou as imagens de quando foi preso com outros membros de uma facção criminosa de roubo de carga da qual fazia parte. “Cheguei a morar na mata com os escorpiões”, contou, com a voz embargada, ao lembrar de uma das passagens mais duras de sua caminhada, vivida no Jardim Pantanal, extremo da zona leste de São Paulo.
A história de Victor é apenas uma entre as dos milhares de resgatados no Tratamento para a Cura dos Vícios. Muitos deles estiveram presentes no aniversário de quatro anos da iniciativa, que aconteceu no dia 25 de fevereiro, na Universal da João Dias, em São Paulo, com a presença do especialista no Tratamento, bispo Rogério Formigoni.
Desde a sua criação até hoje, o Tratamento resgatou mais de 3 milhões de pessoas. Só no ano passado, no Brasil, foram beneficiados mais de 1,6 milhão de dependentes químicos e seus familiares.
O evento contou com a presença de convidados que confirmaram seu apoio à cura dos vícios. Entre eles estavam os jornalistas Percival de Souza e Renato Lombardi, da Record TV; Alexandre Raposo, superintendente da RedeTV!; Thiago Rocha, apresentador da RedeTV!; e Thiago Cestorani, empresário e apresentador da Rádio Mundial. “Foi uma experiência enriquecedora. Para quem precisa de ajuda este é o lugar certo. O bispo é um enviado de Deus”, afirmou o apresentador Thiago Rocha.
A comemoração ocorreu simultaneamente em todas as catedrais do Brasil e em mais de 40 países. Na Universal da João Dias, o evento reuniu 12 mil pessoas, nos outros Estados foram 43.749 participantes e no exterior 10.100.
Para o especialista do Tratamento, o maior legado desses quatro anos são as vidas resgatadas de quem estava nos vícios e perdeu tudo. No entanto, ele afirmou que o trabalho ainda é pequeno, se for levado em conta o número de pessoas que precisam de ajuda nas ruas. “Você não pode esperar a morte e a tragédia chegar na tua casa e na tua família, se você não faz nada está deixando a pessoa morrer a conta-gotas”, explicou.
Sem impossíveis
O impacto de mais de oito anos no vício do crack, maconha, cocaína e cigarro e quatro na criminalidade foi profundo na vida de Victor. No braço esquerdo, ele carrega marcas físicas, fruto de oito tiros recebidos em uma briga entre facções criminosas. “Roubava para sustentar o meu vício. Minha mãe lutou durante meses para comprar um bom celular e eu o vendi por R$ 20 na biqueira”, relatou. Ele acrescentou que consumia em média 100 pedras de crack por dia e estava envolvido em roubo de carga e sequestros, o que lhe rendeu 14 meses de prisão.
Não foi o único preço que ele pagou por causa dos vícios. Meses depois de sair da prisão, Victor quase perdeu a vida. Trinta criminosos tentaram queimá-lo vivo pelo roubo da bateria de um veículo que pertencia a uma facção. Após fugir, Victor clamou pela ajuda de sua mãe, que o convidou para participar do Tratamento. Ali ele foi curado e transformado.
Novidades
A partir de agora, o Tratamento para a Cura dos Vícios terá novidades. O site do Tratamento estreou no dia 23 de fevereiro com um novo layout e novas aplicações. Disponível no endereço www.viciotemcura.com, o site conta com um novo recurso de WhatsApp. Por meio dele, as pessoas podem clicar e serem direcionadas automaticamente para o WhatsApp do Tratamento.
“A tecnologia veio para nos ajudar. Estamos usando ao máximo esse recurso para chegar a essas pessoas que sofrem”, afirmou o especialista.
Além do WhatsApp, os usuários terão fácil acesso ao canal do YouTube e poderão acompanhar o programa A Mente de um Viciado. Desde seu lançamento até o dia 20 de fevereiro, o site teve mais de 3 milhões de acessos. Muitas vidas foram resgatadas, como é o caso da modelo internacional Juliana Sampaio. Ela conheceu o Tratamento na Espanha por meio do site e dos vídeos do canal do YouTube que a mãe lhe enviava e voltou ao Brasil em 2015 para frequentar o Tratamento na Universal da João Dias. “Consumi ecstasy e cocaína durante um ano até começar a ficar muito mal. Minha mãe me enviava os vídeos das reuniões para me ajudar”, revelou. Com a participação no Tratamento, ela foi curada.
Assim como Juliana, muitas pessoas foram alcançadas pelo site, pelo canal no YouTube e pelos livros do bispo Formigoni. “Quando você está desesperado e sofrendo não quer saber de nomes, você quer que tirem sua dor. Nossa grande luta é que as pessoas entendam que estamos aqui para ajudá-las”, concluiu.
Conheça o trabalho do Tratamento para a Cura dos Vícios também por meio do Instagram (@bpformigoni) e do Facebook (viciotemcuraoficial).
Tags:
Brasil
