Como gerenciar bem o seu tempo?

Como gerenciar bem o seu tempo?

O tempo é um dos bens mais valiosos. É perecível e impossível de ser recuperado. O que passou, passou. Apesar de implacável, se souber onde empregá-lo, pode ser o maior aliado. Erika Linhares, executiva especializada em soft skills, pedagoga e palestrante revela algumas dicas. Veja abaixo.

De acordo com Erika, muitas pessoas acabam gastando um tempo enorme mexendo, por exemplo, em coisas irrelevantes nas redes sociais. O Brasil é o segundo país no mundo onde as pessoas passam mais tempo nas redes. A média do ano de 2019 foi de 225 minutos. As Filipinas, em primeiro lugar, tiveram a média de 241 minutos, enquanto no Japão a média foi de apenas 45 minutos. 

Sera que estamos aproveitando o tempo de forma útil? 

1 - Seja produtivo. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, de 1981 a 2018, ou seja, no período de 30 anos, a produtividade no Brasil avançou apenas 0,4%, dado que mostra que o país é um dos menos produtivos do mundo. Faça de tudo para não estar nessa estatística. Não veja o tempo passar na sua frente. O importante é se mexer, ser útil, não ficar parado. Quando não nos sentimos úteis, não ficamos satisfeitos nem felizes com nós mesmos. 

2 - Cultive a sanidade mental. De nada adianta ter dinheiro se não tiver saúde. Portanto, cuide de si mesmo. Durma bem, faça atividade física, se alimente bem e tente meditar. Não fique parado. 

Um outro estudo da Leeds Metropolitan University mostrou que os benefícios do exercício físico ajudam não só a ter um corpo saudável, mas também aumentam a produtividade no trabalho. Os pesquisadores descobriram que, nos dias em que os profissionais fizeram aquela visita à academia, a performance no trabalho também aumentou. Eles disseram se sentir mais efetivos, ter melhores interações com os colegas e, o mais importante, ainda mais satisfeitos ao final do dia de trabalho. 

3 - Cuide dos relacionamentos pessoais. Somos seres sociais e precisamos uns dos outros. Vivemos em sociedade e precisamos nutrir laços. Ninguém faz nada sozinho. Segundo pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, dançar, cantar e trabalhar em equipe são atividades que melhoram, por meio de um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância a dores. 

4 - Não se distraia com coisas que não são relevantes. Evite distrações com atividades que não farão com que você se sinta satisfeito e feliz no fim do dia. Muitas pessoas reclamam que não têm tempo para nada, mas, na verdade, tempo é prioridade. Será que não é possível reservar apenas 20 minutinhos do dia para fazer alguma atividade física? Segundo cientistas do Departamento de Saúde de Taiwan, é possível reduzir em 14% a incidência de todos os tipos de doenças não genéticas associadas com o sedentarismo fazendo exercícios apenas por 15 minutos por dia. Repense se não consegue mesmo e não se distraia com o que não te faz feliz. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem