Jornal Cidade

SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferĂȘncia em cinco meses

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CidadĂŁos podem buscar atendimento por vĂ­deo-chamada para serviços do Planserv, Ceprev e Procon; agendamento deve ser feito antes no SAC Digital 


A pandemia do novo coronavĂ­rus mudou a vida das pessoas e tambĂ©m trouxe impactos na prestação do serviço pĂșblico na Bahia. Dentro desse contexto, a Rede SAC se mobilizou e realizou 1.697 atendimentos por videoconferĂȘncia, em um perĂ­odo de cinco meses. A nova modalidade de atendimento, implantada no SAC em agosto de 2020, oferece 11 serviços aos cidadĂŁos, de trĂȘs unidades parceiras: Planserv, Centro de Atendimento PrevidenciĂĄrio (Ceprev) e Procon.  

 

O serviço de vĂ­deo-chamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 628 registros, alĂ©m da movimentação cadastral, que teve 138 atendimentos. JĂĄ no Ceprev, a solicitação de 2ÂȘ via de contracheque liderou os atendimentos por vĂ­deo-chamada com 398, seguido por pensĂŁo por morte e isenção de Imposto de Renda, com 189 e 153 registros, cada. O atendimento do Procon em videoconferĂȘncia teve 131 registros. 

 

Radicada na Bahia hĂĄ nove anos, a ucraniana Iryna Biletska, 34, usou o serviço de vĂ­deo-chamada do Procon e ficou satisfeita com o resultado. Ela Ă© arquiteta, mora em Serra Grande, zona rural do municĂ­pio de Uruçuca, a 395 km de Salvador. “O atendimento foi muito bom, organizado, atencioso e me ajudou bastante, pois, alĂ©m da pandemia, estou em uma regiĂŁo distante e de locomoção complicada, o que iria dificultar para que eu buscasse a solução do meu problema junto ao Procon”, ressaltou. 

 

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefĂ­cio para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC Ă© a comodidade e praticidade. "O cidadĂŁo pode utilizar serviços pĂșblicos do seu interesse e esclarecer dĂșvidas sem precisar se deslocar, alĂ©m de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavĂ­rus", ressaltou. 

 

Para agendar o atendimento de videoconferĂȘncia no SAC, Ă© sĂł baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informaçÔes, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).  

 

Medidas de segurança - A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadĂŁos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de SaĂșde (OMS) ao se dirigem ao SAC MĂłvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estĂŁo a disponibilização de dispensers com ĂĄlcool em gel; reforço na higienização das dependĂȘncias da carreta, bem como dos mĂłveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o nĂșmero de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20. 

 

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