Sesab aponta erro em recomendação da Saúde sobre liberação de vacinas para 2ª dose

 

Sesab aponta erro em recomendação da Saúde sobre liberação de vacinas para 2ª dose
Foto: Bahia Notícias


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) chama atenção para um "erro" cometido pelo Ministério da Saúde ao divulgar, neste domingo (21), que as doses reservadas para a segunda dose devem ser todas utilizadas na primeira aplicação. Em nota enviada à imprensa, a Sesab aponta que recebeu "com surpresa" o comunicado que "contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios".

 

"A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado", corrige a secretaria.

 

Ainda na noite de ontem, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, usou o Twitter para alertar aos municípios que apenas as doses das pautas 8 e 9 devem ser completamente aplicadas. As doses referentes às pautas anteriores devem seguir a programação já estabelecida.

 

A pasta estadual explica que não é possível utilizar todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, com o objetivo de garantir a imunização dentro de 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e também na autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização da Coronavac.

 

LIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A recomendação do Ministério da Saúde é válida para as 5 milhões de doses distribuídas em todo o país neste sábado (20). De acordo com a pasta, a mudança foi definida após os fornecedores garantirem a entrega das vacinas já compradas




Fonte: Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem