PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FECHANDO AS PORTAS E AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA NO BRASIL




Faz 1 ano e meio que a pandemia começou em nosso pais. Ela teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para COVID-19. Graças a isto, muitas empresas ( em sua maioria as pequenas empresas ) fecharam as portas. Esta crise já provocou o encerramento de mais de 10 milhões de pequenos negócios!


A crise econômica causada pela pandemia reduziu quase à metade o número de pequenos negócios no país. De acordo com relatório divulgado pelo Sebrae, e elaborado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o total de empreendedores que se enquadram nessa modalidade, e com negócios ativos há pelo menos 3 anos e meio, saiu de 22,3 milhões, em 2019, para 12 milhões, no ano passado. Esta pesquisa ainda mostra que a taxa de empreendedorismo entre adultos caiu para 31,6% em 2020, ante 38,7% em 2019 – o que representa o menor patamar no quesito dos últimos 8 anos. Em Minas, somente nos quatro primeiros meses de 2021, 38.012 pequenos negócios fecharam as portas. O setor de serviços foi o que mais sofreu com a crise, somando 45,3% de todos os empreendimentos fechados.


Com isto, a taxa de desemprego aumentou. Muitos empresas optaram pelo trabalho feito em casa, por meio de computadores e notebooks. Mas uma parcela da população não tem acesso a internet, e, mesmo que tenham, muitos não possuem os dois aparelhos eletrônicos. Somando a taxa de desemprego, o fechamento de pequenas e médias empresas e a inflação estar alta, o resultado não poderia ser outro: Muitas familias estão passando fome. Somente o auxílio não é o bastante para sustentar algumas familias, e, de "brinde", ainda não conseguem pagar suas dividas, fazendo com que boa parte desta gente viva em situações deploráveis.


Como se não bastasse estes dados, o Brasil chega a 572.641 mortes em 20.494.212 casos confirmados! Com estes novos dados sobre a pandemia, o país segue como o segundo com maior número de óbitos e o terceiro em infectados pelo coronavírus no mundo, de acordo com a Universidade Johns Hopkins e os dados do Worldometers. O Brasil atualmente é um dos líderes em acréscimos de mortes diárias e casos no mundo. 


Este vírus, além de fazer nosso país fechar milhões de pequenos negócios e matar mais de meio milhão de pessoas, ainda fez muitas familias não conseguirem se suster. Por causa disso o índice de pobreza aumentou e seguimos sendo um dos paises mais afetados por esta pandemia no mundo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem