Prefeitura de Barreiras apoia produção do documentário sobre a vida de Alcyvando Luz, multi-instrumentista barreirense, através da Lei Paulo Gustavo

 

Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – conhecida como Lei Paulo Gustavo – que visa incentivar a cultura local.

Idealizado pelo escritor Roberto de Sena e classificado em primeiro lugar no Edital, o documentário está em estágio avançado de execução, sob a direção de Son Araújo, fotografia de Otto, e produção de Gabriel Sena. “Conheci Alcyvando Luz e um pouco da sua história, então, entendi ser muito importante colocar este artista no centro das atenções, para que os estudantes e a população de Barreiras conheçam o seu trabalho que inclui a autoria de letras de músicas gravadas por João Gilberto, Caetano, Gilberto Gil, Zizi Possi, Emílio Santiago, entre outros artistas. Alcyvando Luz precisa ser visto em Barreiras como referência, as pessoas precisam sentir orgulho desse cara, que foi de uma capacidade extraordinária”, revela Roberto de Sena.

As equipes já realizaram entrevistas com familiares e pessoas próximas ao artista, além da captação de imagens, agora estão iniciando o processo de edição. A previsão é que o documentário seja lançado em maio, durante as comemorações do aniversário de Barreiras. “Este projeto está se concretizando graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo. Agradeço à Secretaria de Cultura de Barreiras pela forma transparente e ágil que conduziu o processo de abertura do chamamento”, finaliza Sena.

Lançado em novembro de 2023, o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos, com o objetivo de firmar termo de execução cultural através da Lei Paulo Gustavo, garantiu apoio financeiro para propostas contempladas em diversas categorias. Ao todo, o município recebeu R$ 1.441.408,65.

“A Lei é uma oportunidade e um incentivo para que os fazedores de cultura possam dar vazão às manifestações culturais existentes em Barreiras. O documentário sobre Alcyvando Luz é um excelente exemplo do emprego correto dos recursos oferecidos no Edital. Certamente, assim como o documentário, seremos surpreendidos por trabalhos importantes para o registro e a concretização de projetos na área”, diz a secretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno. (DIRCOM, Prefeitura de Barreiras).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem