Rio Grande sobrevive às secas e mantém lavouras no oeste da Bahia




Depois de tantos anos de seca, os agricultores do Oeste da Bahia respiram aliviados com o nível de água do Rio Grande, que é um dos principais afluentes do Rio São Francisco na Bahia. São 580 quilômetros da nascente, em São Desidério, na região Oeste, até desaguar no Velho Chico, em Barra.


Em todas as sete cidades por onde passa representa fonte de vida e renda. A água do Rio Grande mantém as lavouras de 430 agricultores, de 4 projetos de irrigação da região oeste da Bahia. Seu Antonio planta cacau em 4 hectares do projeto Barreiras Norte. E sabe bem da importância do rio pra continuar produzindo.

A chuva, que vem caindo em boa quantidade, está ajudando a recuperar o volume do rio, afetado pela última estiagem.

As bombas que fazem a captação da água do Rio Grande ficam desligadas nesta época de fortes chuvas na região Oeste da Bahia. O que ajuda a manter o nível do rio um pouco mais alto por mais tempo.


Desde o início de dezembro choveu cerca de 250 milímetros. De acordo com o Inema, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o volume foi suficiente para encher o rio. Bem diferente do que era visto no meio do ano passado por causa da seca. Os bancos de areia tomaram conta de boa parte da extensão do afluente.

O seu Jeová Lopes é produtor de banana no Riacho Grande, outro projeto de irrigação. Também depende do rio para manter a plantação. Além da banana e do cacau, a água do Rio Grande irriga pomares de laranja e limão.

  Bahia Rural  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem