Teste

Breaking News

IBGE: 63 milhões de brasileiros não usam a internet. Muitos sequer têm interesse


Jonas Francisco Oliveira não sabe usar a internet. Ele liga para as filhas que moram em Brasília e na Espanha. Marcar horário para fazer ligações para pessoas que moram distante. Isso parece coisa de antigamente, mas acontece até hoje. Com as filhas morando longe, uma em Brasília e outra na Espanha, o aposentado morador de Bangu, Jonas Francisco de Oliveira, de 65 anos, só se comunica com elas por telefone fixo e tem horário certo para isso. Jonas faz parte de um grupo de 63 milhões de brasileiros que não acessam a internet, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, coletados em 2016.

Como ele, a maior parte dos brasileiros que não usavam a internet naquele ano não o faziam por falta de conhecimento. Cerca 23,9 milhões de pessoas não se conectaram no período do levantamento porque não sabiam usar a rede mundial — um contingente de 37,8%.

— As minhas irmãs falam com minhas filhas pelo computador, mas eu só falo com elas com horário marcado por ligação comum. Meu celular é caidinho — conta Jonas. — Acho que seria muito difícil aprender usar a internet agora porque já estou idoso. Todo mundo da minha família usa, menos eu.

Nenhum comentário