Jornal Cidade

Cerca de 200 mil pessoas morreram em acidentes com motos nos Ășltimos 10 anos




CondiçÔes climĂĄticas, vias danificadas e sinalização inadequada. Os motociclistas sĂŁo frequentemente expostos a muitos riscos, mas os Ă­ndices de imprudĂȘncia tambĂ©m sĂŁo altos. A combinação destes fatores traça um cenĂĄrio no qual motocicletas e ciclomotores protagonizam a maioria dos acidentes de trĂąnsito no paĂ­s. Nos Ășltimos dez anos, o Seguro DPVAT pagou mais de 3,2 milhĂ”es de indenizaçÔes por ocorrĂȘncias envolvendo os dois tipos de veĂ­culos. Deste total, quase 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhĂ”es ficaram com algum tipo de invalidez permanente. Os nĂșmeros ainda mostram que, na Ășltima dĂ©cada, os benefĂ­cios destinados a vĂ­timas de acidentes com motos e as "cinquentinhas" representam cerca de 72% do total de pagamentos efetuados pelo seguro obrigatĂłrio (4,5 milhĂ”es).

Os dados sĂŁo do boletim especial Motocicletas e Ciclomotores Dez Anos, produzido pela Seguradora LĂ­der, com o objetivo de dar visibilidade ao grave problema de violĂȘncia do trĂąnsito brasileiro. Entre 2009 e 2018, as indenizaçÔes pagas pelo Seguro DPVAT cresceram 28%. Quando observadas apenas as ocorrĂȘncias com motocicletas e ciclomotores, o aumento foi de 72%. Os casos de invalidez permanente por conta de acidentes envolvendo essas categorias de veĂ­culos sĂŁo os que mais chamam atenção, com crescimento de 142% na comparação entre 2009 e 2018. JĂĄ os pagamentos por acidentes fatais aumentaram 14%.

Entre as regiĂ”es brasileiras, o Sul concentrava a maioria das indenizaçÔes pagas por acidentes com motocicletas e ciclomotores (55.007 benefĂ­cios pagos) em 2009. No entanto, com um crescimento de frota de mais de 137% nos Ășltimos 10 anos, o Nordeste se tornou a ĂĄrea que mais conta com vĂ­timas indenizadas pelo Seguro DPVAT em função de ocorrĂȘncias com motos. No recorte por estado, SĂŁo Paulo lidera o ranking em quantidade total de indenizaçÔes pagas. Em dez anos, foram 344.134 pagamentos, destes, 27.198 por morte. O CearĂĄ Ă© o segundo colocado, com mais de 335 mil benefĂ­cios pagos.

Quanto ao perfil das vĂ­timas, os motociclistas sĂŁo os mais atingidos nos acidentes com motocicletas e ciclomotores. Entre 2009 e 2018, mais de 2,3 milhĂ”es de vĂ­timas foram indenizadas na condição de motoristas. O nĂșmero representa mais de 71% do total de benefĂ­cios pagos por ocorrĂȘncias com motos no perĂ­odo. A maioria dos condutores (75%) ficou com algum tipo de sequela definitiva apĂłs o acidente, concentrando mais de 1,7 milhĂ”es de pagamentos. Se comparado o ano de 2009 com o de 2018, houve um aumento de 125% nos casos de invalidez permanente entre condutores.

Os pedestres sĂŁo o segundo tipo de vĂ­tima que mais corre risco nos acidentes com motocicletas e ciclomotores. Em dez anos, foram pagas mais de 493 mil indenizaçÔes a pessoas que se deslocavam a pĂ© no momento da ocorrĂȘncia. ApĂłs ser atingida por uma moto ou ciclomotor, a maioria tambĂ©m ficou com algum tipo de sequela definitiva: foram mais de 417 mil sinistros pagos a pedestres vĂ­timas de invalidez permanente no perĂ­odo. Entre 2009 e 2018, o aumento foi de 254%.

As estatísticas por idade seguem o mesmo comportamento. Hå dez anos, os jovens de 18 a 34 anos jå eram a maioria atingida, com mais de 92 mil benefícios pagos. Só no ano passado, foram 130.365 indenizaçÔes pagas para esta faixa etåria.

Apesar de representarem apenas 27% da frota nacional, o crescimento do nĂșmero de motocicletas e ciclomotores no paĂ­s, nos Ășltimos dez anos, foi de 81,6%. Para Arthur Froes, superintendente de OperaçÔes da Seguradora LĂ­der, o cenĂĄrio indica uma realidade mais preocupante.

"A moto Ă© um veĂ­culo de baixa participação na frota nacional que, ainda assim, Ă© a que mais mata no trĂąnsito brasileiro. Isso Ă© consequĂȘncia, principalmente, da imprudĂȘncia. Muitos nĂŁo usam capacete e outros equipamentos de segurança ao usarem esses veĂ­culos. É fundamental que os condutores saiam das autoescolas conscientes da importĂąncia da utilização dos itens de segurança e dos perigos de se misturar ĂĄlcool e direção, bem como do respeito Ă  sinalização", explica.

Veja o boletim completo aqui.

Sobre o Seguro DPVAT

O DPVAT Ă© um seguro obrigatĂłrio de carĂĄter social que protege os mais de 209 milhĂ”es de brasileiros em casos de acidentes de trĂąnsito, sem apuração da culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadĂŁo acidentado em territĂłrio nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre, e oferece trĂȘs tipos de coberturas: morte (valor de R$ 13.500), invalidez permanente (de R$ 135 a R$ 13.500) e reembolso de despesas mĂ©dicas e suplementares (atĂ© R$ 2.700). A proteção Ă© assegurada por um perĂ­odo de atĂ© 3 anos.


Sobre a Seguradora LĂ­der-DPVAT

Em operação desde janeiro de 2008, a Seguradora Líder-DPVAT é uma seguradora privada responsåvel pela administração do Seguro DPVAT no Brasil. A seguradora se tornou uma das principais fontes para dados relacionados a acidentes de trùnsito. No site www.seguradoralider.com.br estão disponíveis para o cidadão diversas informaçÔes sobre o Seguro DPVAT e estatísticas.

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